UEPB - Repositório Digital

Abordagem de gênero em livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Kariny Rayane lira
dc.date.accessioned 2018-12-17T16:45:29Z
dc.date.available 2018-12-17T16:45:29Z
dc.date.issued 2018-06-13
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17726
dc.description COSTA, K. R. L. Abordagem de gênero em livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho discute a abordagem de gênero dentro de uma das ferramentas mais acessíveis ao professor e ao aluno, que é o livro didático. Em nosso material de pesquisa analisamos dois livros didáticos, sendo um do 4º ano e um do 5º ano do ensino fundamental, especificamente na disciplina de língua portuguesa, por acreditarmos que a variedade de gêneros textuais pudesse nos trazer a discussão dessa abordagem, levando em conta a polêmica que a temática de gênero e sexualidade ainda traz consigo. As questões relacionadas à sexualidade ainda encontram invisibilidade dentro das salas de aula, por fazermos parte e vivermos em uma sociedade que classifica os padrões de comportamentos adequados a meninos e meninas, homens e mulheres, regidos por uma ideia de heteronormatividade (JUNQUEIRA, 2010), e a escola participa dessa construção. Diante das análises foi possível perceber que a temática de gênero, quando não é ignorada, é brevemente mencionada, o que evidencia que pouco se aborda a temática de gênero nesta ferramenta didática. De acordo com os resultados encontrados, defende-se que a escola contemple em seu currículo uma atenção significativa para essa temática, e que possibilite formação aos professores para que possam proporcionar aos educandos discussões, valorizando as diferenças e o respeito dentro e fora da escola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Fabíola Mônica da Silva Gonçalves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sexualidade - gênero pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Heteronormatividade pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title Abordagem de gênero em livros didáticos nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta