dc.description.abstract |
Este trabalho discute a abordagem de gênero dentro de uma das ferramentas mais acessíveis ao professor e ao aluno, que é o livro didático. Em nosso material de pesquisa analisamos dois livros didáticos, sendo um do 4º ano e um do 5º ano do ensino fundamental, especificamente na disciplina de língua portuguesa, por acreditarmos que a variedade de gêneros textuais pudesse nos trazer a discussão dessa abordagem, levando em conta a polêmica que a temática de gênero e sexualidade ainda traz consigo. As questões relacionadas à sexualidade ainda encontram invisibilidade dentro das salas de aula, por fazermos parte e vivermos em uma sociedade que classifica os padrões de comportamentos adequados a meninos e meninas, homens e mulheres, regidos por uma ideia de heteronormatividade (JUNQUEIRA, 2010), e a escola participa dessa construção. Diante das análises foi possível perceber que a temática de gênero, quando não é ignorada, é brevemente mencionada, o que evidencia que pouco se aborda a temática de gênero nesta ferramenta didática. De acordo com os resultados encontrados, defende-se que a escola contemple em seu currículo uma atenção significativa para essa temática, e que possibilite formação aos professores para que possam proporcionar aos educandos discussões, valorizando as diferenças e o respeito dentro e fora da escola. |
pt_BR |