dc.contributor.author |
Costa, Maria da Vitória Gomes |
|
dc.date.accessioned |
2018-12-17T16:59:52Z |
|
dc.date.available |
2018-12-17T16:59:52Z |
|
dc.date.issued |
2018-06-15 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17739 |
|
dc.description |
COSTA, M. V. G. A importância da Mediação no processo ensino - aprendizagem de crianças. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho teve como objetivo analisar e compreender a importância da mediação do professor na construção do conhecimento da criança na Educação Infantil, utilizando como aporte central o conceito de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Esta pesquisa é de cunho qualitativo, participaram duas professoras da Educação Infantil. Utilizamos entrevistas semi-estruturadas sobre suas concepções teóricas e suas práticas mediadoras. Á base teórica foi à teoria Histórico-Cultural da aprendizagem Vigotskiana a qual oferece a compreensão de como se dá à relação entre ensino-aprendizagem esclarecendo qual a função e objetivo do professor como mediador do conhecimento para com o aluno. As docentes tinham um conhecimento parcial sobre o papel do professor como mediador, porém, na prática essa noção não foi evidenciada. As reflexões conduziram-nos para a compreensão da importância da mediação no processo de ensino/aprendizagem e quão significativa é a prática do professor. O desafio que se apresentou, após esse trabalho de investigação, se situou no enfrentamento e na complexidade do processo de articulação da Psicologia Histórico-cultural com a formação docente. Tal desafio está, em instrumentalizar o professor, para que ele possa priorizar o aprofundamento conceitual sobre desenvolvimento humano, descortinando novos horizontes para a compreensão do significado e relevância da história social humana e da dinâmica do processo da atividade objetivadora dos seres humanos. Esta pesquisa aponta, ainda, para a necessidade de ampliação da aplicabilidade de tal aporte teórico de modo que se possa melhor contribuir na formação de professores, buscando novas possibilidades de intervenção na prática social a partir da educação. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Da Guia Rodrigues Rasia |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Processo ensino/aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Criança - construção do conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
A importância da mediação no processo ensino - aprendizagem de crianças |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |