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Didatização do gênero noticia: sistema de atividades em ensino/aprendizagem de lingua portuguesa

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dc.contributor.author Maria, Eliane Conceição de
dc.date.accessioned 2018-12-17T17:15:22Z
dc.date.available 2018-12-17T17:15:22Z
dc.date.issued 2018-06-12
dc.identifier.other CDD 410
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17751
dc.description MARIA, E. C. de. Didatização do gênero noticia: sistema de atividades em ensino/aprendizagem de língua portuguesa. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A prática de uma atuação educacional está, sobretudo, fundamentada em uma ética pedagógica que objetive desenvolver uma reflexão crítica em torno dos mais variados conhecimentos adquiridos durante o trabalho com os gêneros textuais. Diante desse quadro, o presente artigo evidencia a importância das práticas educacionais voltadas para o ensino-aprendizagem dos gêneros textuais, em especial, de notícias, nas aulas de Língua Portuguesa. Questiona-se: de que maneira a didatização do gênero notícia promove ensino/aprendizagem em um sistema de atividades de leitura e escrita na Educação Básica? Com o intuito de responder o problema levantado, objetiva-se, de modo geral, analisar a didatização do gênero notícia em um sistema de atividades de leitura e escrita na Educação Básica. De modo específico: (1) descrever os aspectos linguístico-textuais do gênero notícia; (2) compreender a aprendizagem do referido gênero em um processo de ensino em um sistema de atividades de leitura e escrita. Os caminhos metodológicos trilhados são um estudo descritivo-interpretativo, de cunho qualitativo e uma pesquisa-ação, que coloca em foco as relações de aprofundamento do professor-pesquisador com a educação. Para tanto, a perspectiva teórica adotada de gênero se fundamenta em Bazerman (2009), a partir e discussão teórica que travamos com Bakhtin (1999), Bezerra (2010), Bronckart (1999), Cunha (2015), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Kleiman (2007), Marcuschi (2002), Oliveira (2010) e Rojo (2009). Os resultados obtidos indicam que o gênero notícia possibilita entender o seu funcionamento social. Ao coordenar as atividades em sala de aula, trabalhar o texto, considerando seu sistema de atividades, propicia aos indivíduos atuar em seus papéis sociais, tornando um sistema dialético mais completo e dinâmico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Clara Regina Rodrigues de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Linguística pt_BR
dc.subject Prática educacional pt_BR
dc.subject Ensino da língua portuguesa pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.title Didatização do gênero noticia: sistema de atividades em ensino/aprendizagem de lingua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


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