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A prática de uma atuação educacional está, sobretudo, fundamentada em uma ética pedagógica que objetive desenvolver uma reflexão crítica em torno dos mais variados conhecimentos adquiridos durante o trabalho com os gêneros textuais. Diante desse quadro, o presente artigo evidencia a importância das práticas educacionais voltadas para o ensino-aprendizagem dos gêneros textuais, em especial, de notícias, nas aulas de Língua Portuguesa. Questiona-se: de que maneira a didatização do gênero notícia promove ensino/aprendizagem em um sistema de atividades de leitura e escrita na Educação Básica? Com o intuito de responder o problema levantado, objetiva-se, de modo geral, analisar a didatização do gênero notícia em um sistema de atividades de leitura e escrita na Educação Básica. De modo específico: (1) descrever os aspectos linguístico-textuais do gênero notícia; (2) compreender a aprendizagem do referido gênero em um processo de ensino em um sistema de atividades de leitura e escrita. Os caminhos metodológicos trilhados são um estudo descritivo-interpretativo, de cunho qualitativo e uma pesquisa-ação, que coloca em foco as relações de aprofundamento do professor-pesquisador com a educação. Para tanto, a perspectiva teórica adotada de gênero se fundamenta em Bazerman (2009), a partir e discussão teórica que travamos com Bakhtin (1999), Bezerra (2010), Bronckart (1999), Cunha (2015), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Kleiman (2007), Marcuschi (2002), Oliveira (2010) e Rojo (2009). Os resultados obtidos indicam que o gênero notícia possibilita entender o seu funcionamento social. Ao coordenar as atividades em sala de aula, trabalhar o texto, considerando seu sistema de atividades, propicia aos indivíduos atuar em seus papéis sociais, tornando um sistema dialético mais completo e dinâmico. |
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