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O letramento musical como instrumento para o ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa e suas possibilidades educacionais

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dc.contributor.author Correia, Cristiano Amancio
dc.date.accessioned 2018-12-17T17:28:41Z
dc.date.available 2018-12-17T17:28:41Z
dc.date.issued 2018-11-26
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17771
dc.description CORREIA, C. A. O letramento musical como instrumento para o ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa e suas possibilidades educacionais. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Educar no mundo digital tem sido considerado como um desafio. Uma vez que a maioria dos estudantes, atualmente, é capaz de buscar e encontrar facilmente informação nos sites de busca da internet, o professor, num certo sentido, se vê na injunção de “competir” com tablets, celulares, etc., uma variedade de ‘tentações’ que indubitavelmente atraem a atenção. Embora essencial, a tarefa de buscar novas metodologias de ensino para elaborar aulas mais atrativas, mantendo os alunos motivados, não é fácil. Este trabalho objetiva propor o letramento musical como um instrumento eficaz para o processo ensino-aprendizagem, através da utilização de letras de canções populares, como uma iniciativa para tornar as aulas de literatura mais prazerosas, permitindo, ao mesmo tempo, o acesso à dimensão literária do conteúdo textual e o despertamento/aperfeiçoamento da sensibilidade. A escolha deste tema veio de experiências durante um ano e meio como professor de Português no Ensino Fundamental II, período em que me conscientizei da importância do trabalho com as letras de músicas para o melhoramento das aulas, uma vez que essa metodologia sugere um planejamento mais cuidadoso. Como suporte teórico para esta pesquisa, Márcia Nunes Farias (2011), Ângela Kleiman (2013) e José Manuel Moran (2000), entre outros, apontam a utilização da música em sala de aula como um excelente recurso para promover socialização, comunicação e habilidade linguística. Sem desejar descartar os recursos tradicionais, que também são, em certa medida, indispensáveis, é possível fazê-los funcionar como complementares à música. Da mesma forma, nas aulas de Português, a melodia das canções populares pode funcionar como elemento complementar à letra, uma vez que oferece possibilidades interpretativas diversificadas. Pelo que pude observar em minha área de atuação, quaisquer atividades relacionadas à música em sala de aula consistem em ferramentas viáveis para o ensino, uma vez que permitem melhor interação entre os alunos, os professores e os conteúdos em si. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosângela Maria Soares de Queiroz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Recurso pedagógico pt_BR
dc.subject Letramento musical pt_BR
dc.title O letramento musical como instrumento para o ensino e aprendizagem nas aulas de língua portuguesa e suas possibilidades educacionais pt_BR
dc.type Other pt_BR


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