Resumo:
O objetivo deste trabalho é demonstrar de que maneira o verbo gustar é apresentado em algumas gramáticas e livros didáticos. Realizaremos uma análise contrastiva para expor o uso e a forma do verbo gostar (em
português), assim como o uso e a forma do verbo gustar (em espanhol). Trata-se de mostrar como o Diccionario de la Real Academia Española (RAE) ensina este verbo, para que possamos esclarecer pontos importantes relacionados à forma e ao uso do referido verbo, e depois demonstrar, especificamente, como o verbo gustar é apresentado nos livros didáticos como Cercanía Joven, Coimbra; Chaves & Barcia (2015), livro editado no Brasil; Gente Joven 1, Alonso: Martínez y Sans (2013), livro editado na Espanha e na Gramática básica del estudiante de español, Raya et. al, editada na Espanha. Diante da ausência de regras relevantes, na gramática e livros didáticos citados, sobre algumas formas e usos do verbo gustar, pretendemos explicar como ocorrem estes usos, nos baseando no Diccionario de la Real Academia Española. Para nossa análise, levaremos em conta os seguintes critérios: como os livros didáticos e gramática escolhidos para nosso trabalho apresentam a conjugação do verbo gustar; como, e se, no material selecionado é apresentada alguma relação estabelecida entre os verbos gustar (em espanhol) e gostar (em português); como, e se, estes livros y gramática apresentam o uso GUSTAR + DE; e, como, e se, o verbo gustar é apresentado conjugado em outros tempos, além do presente. Nossa base teórica está pautada na Real Academia Española, nos livros didáticos e gramática relacionados, no artigo Me gustas, te gusto, nos gustamos: outros olhares sobre o verbo gustar (2014), de Barros et. al; em Miranda Poza e no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD).
Descrição:
SILVA, F. P. R. Verbo gustar: libros didácticos y gramáticas vs RAE. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.