UEPB - Repositório Digital

Abordagem cultural no livro didático de língua espanhola Confluencia 1

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Eva Maria Alves
dc.date.accessioned 2018-12-18T12:49:40Z
dc.date.available 2018-12-18T12:49:40Z
dc.date.issued 2018-11-28
dc.identifier.other CDD 372.65
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17820
dc.description BARBOSA, E. M. A. Abordagem cultural no livro didático de língua espanhola Confluencia 1. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A língua é um dos principais mecanismos de desenvolvimento de relações humanas e a cultura a qual ela faz parte é o meio por onde os indivíduos expressam seus valores, costumes, crenças, ideias e propagam a sua cultura aos seus descendentes. Sendo assim, teóricos continuam destacando em seus estudos a importância do aspecto cultural no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, neste caso o espanhol. Desta forma, sabendo que estamos tratando de uma língua que é considerada plural e heterogênea, por ter uma grande diversidade linguística e cultural, se faz necessário abordar, além dos conteúdos gramaticais, os culturais, aspecto significativo para a formação dos alunos e aprendizagem de uma LE. Para tanto, baseamos nossas discussões em Méndez (2000), López y Sans (2004), Eagleton (2005), Paraquett (2012), Rojo (2013) dentre outros que corroboraram com nosso estudo. Sabendo da importância em discutir sobre a cultura no processo de ensino e aprendizagem do espanhol, e também ressaltar a relevância do livro didático como ferramenta do professor, nosso trabalho tem como objetivo realizar algumas reflexões sobre a presença da cultura nas aulas de ELE, e analisar como os conteúdos culturais, ou seja, a pluralidade cultural e os tipos de cultura do mundo hispânico são abordados e apresentados em uma unidade do livro didático Confluencia 1 (2016). Assim, descrevemos e analisamos os conteúdos culturais, mostrando que no decorrer da unidade analisada os mesmos são introduzidos de modo contextualizado em algumas atividades propostas, sendo assim encontramos a presença da diversidade cultural nas propostas de atividades e os tipos de cultura com C maiúscula e c minúscula, onde é trabalhada a pluralidade cultural da língua espanhola. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rickison Cristiano de Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Processo ensino/aprendizagem pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title Abordagem cultural no livro didático de língua espanhola Confluencia 1 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta