dc.description.abstract |
A língua é um dos principais mecanismos de desenvolvimento de relações humanas e a cultura a qual ela faz parte é o meio por onde os indivíduos expressam seus valores, costumes, crenças, ideias e propagam a sua cultura aos seus descendentes. Sendo assim, teóricos continuam destacando em seus estudos a importância do aspecto cultural no processo de ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, neste caso o espanhol. Desta forma, sabendo que estamos tratando de uma língua que é considerada plural e heterogênea, por ter uma grande diversidade linguística e cultural, se faz necessário abordar, além dos conteúdos gramaticais, os culturais, aspecto significativo para a formação dos alunos e aprendizagem de uma LE. Para tanto, baseamos nossas discussões em Méndez (2000), López y Sans (2004), Eagleton (2005), Paraquett (2012), Rojo (2013) dentre outros que corroboraram com nosso estudo. Sabendo da importância em discutir sobre a cultura no processo de ensino e aprendizagem do espanhol, e também ressaltar a relevância do livro didático como ferramenta do professor, nosso trabalho tem como objetivo realizar algumas reflexões sobre a presença da cultura nas aulas de ELE, e analisar como os conteúdos culturais, ou seja, a pluralidade cultural e os tipos de cultura do mundo hispânico são abordados e apresentados em uma unidade do livro didático Confluencia 1 (2016). Assim, descrevemos e analisamos os conteúdos culturais, mostrando que no decorrer da unidade analisada os mesmos são introduzidos de modo contextualizado em algumas atividades propostas, sendo assim encontramos a presença da diversidade cultural nas propostas de atividades e os tipos de cultura com C maiúscula e c minúscula, onde é trabalhada a pluralidade cultural da língua espanhola. |
pt_BR |