dc.contributor.author |
Soares, Thayanne Barbosa |
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dc.date.accessioned |
2018-12-18T13:00:56Z |
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dc.date.available |
2018-12-18T13:00:56Z |
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dc.date.issued |
2018-12-10 |
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dc.identifier.other |
CDD 372.19 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17830 |
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dc.description |
SOARES, T. B. O conceito de solidariedade e as relações interpessoais na percepção dos alunos do 6º ano de uma escola pública. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ao entender a importância do cinema como ferramenta pedagógica, este artigo parte de uma
experiência didático-pedagógica que articulou o cinema de animação com o Tema Transversal
Ética proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Compreendendo o vasto
repertório de conceitos relacionados à ética, optamos por trabalhar com o conceito de
solidariedade. Nossa pesquisa é uma abordagem qualitativa, com campo de investigação na
Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, situada na Cidade de Campina
Grande – PB. O objetivo geral foi o de explorar através de uma experiência didática: Como os
alunos do 6º ano compreendem o conceito de solidariedade no contexto social e em suas
relações interpessoais? Os objetivos específicos foram: analisar o processo de assimilação e
reconhecimento sobre o que é ser solidário e conhecer como os alunos identificam a
solidariedade relacionando com suas vivências pessoais. Escolhemos o filme “Irmão Urso”
(dir. Aaron Blaise e Robert Walker, 2003) por focalizar o conceito de solidariedade,
norteando e estimulando os alunos a discutirem o tema relacionando com a sua vida pessoal.
Nosso referencial teórico é composto por Bauman (1999; 2004), no que diz respeito aos
conceitos de ética, solidariedade e afetividade; A análise do Tema Transversal dos PCN´s
(1997); em relação à articulação entre cinema e educação discorremos a partir de Duarte
(2002) e Napolitano (2003); a relação entre cinema e imagem se constituiu através de Fantin
(2009). A respeito da nossa coleta e análise de dados seguimos a abordagem qualitativa
proposta por Mattos (2011), Marchi (2018), Godoy (1995) e Beaud e Weber (2007) enquanto
que as reflexões sobre o professor como investigador de sua própria prática foram comentadas
a partir de Paiva (2003). Também fez parte da nossa pesquisa a elaboração de um projeto de
intervenção didático-pedagógico com instrumentos e coleta de dados, a produção de slides e
edição do filme para o trabalho em sala de aula, com vinte (20) alunos com idades entre onze
(11) e quatorze (14) anos. Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos alunos
entende por solidariedade o ato de doar-se ao seu próximo, percebendo a solidariedade como
uma prática de sensibilização com o outro, e identificando como uma postura não solidária o
pensamento individual. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Senyra Martins Cavalcanti |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Parâmetros curriculares nacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental II |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema e educação |
pt_BR |
dc.title |
O conceito de solidariedade e as relações interpessoais na percepção dos alunos do 6º ano de uma escola pública |
pt_BR |
dc.type |
Other |
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