UEPB - Repositório Digital

La(in) visibilidad de la interculturalidad en el libro didáctico sentidos en lengua española

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Maciel, Helaine de Souza
dc.date.accessioned 2018-12-18T13:03:15Z
dc.date.available 2018-12-18T13:03:15Z
dc.date.issued 2018-11-27
dc.identifier.other CDD 371.32
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17831
dc.description MACIEL, H. de S. La(in) visibilidad de la interculturalidad en el libro didáctico sentidos en legua española. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract No ensino de espanhol como língua estrangeira, é necessário que compreendamos a relevância de abordar as perspectivas do ser humano através das vivências e do contato com o outro, considerando assim, as relações de língua e cultura como contribuição fundamental para a comunicação intercultural. Com esta expectativa, este estudo viabiliza uma atençãoespecial para a (in) visibilidade da interculturalidade no ensino de ELE, como consciência pessoal e cultural dos falantes, buscando, todavia, o respeito, conhecimento, tolerância e compreensão entre as diversidades. Desse modo, nos baseamos nos estudos de Laraia (2001), Matos (2014), Eagleton (2005), Paraquett (2012) entre outros que colaboraram para nossas discussões. Assim, sabendo que o livro didático proporciona o acesso para o entendimento dos componentes linguísticos, sociais, comunicativos e culturais, além de ser uma das ferramentas imprescindíveis para os professores e alunos, possibilitando um estudo sistematizado e simples da língua mediante o processo de aprendizagem, bem como, considerações relacionadas aos termos culturais. Nosso trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre a interculturalidade nas aulas de ELE, e sua (in) visibilidade no livro didático Sentidos en Lengua Española (2016), averiguando de que forma é abordada e apresentada. Por outro lado, descrevemos e analisamos a presença dos aspectos interculturais na unidade 2 do livro didático, evidenciando que a temática é colocado de forma contextualizada, e que as propostas de atividades abordam a interculturalidade de modo que desenvolva nos alunos atitudes interculturais, necessárias no processo de ensino e aprendizagem de ELE. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rickison Cristiano de Araújo Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Intelectualidade pt_BR
dc.subject Ensino de espanhol pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title La(in) visibilidad de la interculturalidad en el libro didáctico sentidos en lengua española pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta