Resumo:
É comum encontrarmos professores afirmando que ensinar Física não seja fácil. Essa dificuldade também é encontrada pelos discentes em compreender os conteúdos físicos ministrados por estes docentes. Diante disto, o presente trabalho tem como objetivo analisar e descrever a temática energia por meio do cordel e do teatro como uma alternativa para o Ensino de Física. Para esta pesquisa utilizamos teóricos como Junior, Dantas e Nobre (2010), os quais, em suas teorias, abordam a Física ligada ao cotidiano, entrelaçada a cultura e a tradição. A metodologia foi classificada em exploratória e empírica, de modo qualitativo como quantitativo. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cícero dos Anjos, localizada no Município de São Vicente do Seridó - PB, em uma turma do 3° ano médio composta por 26 alunos no turno da manhã com idade entre 15 e 17 anos. A partir das análises das atividades trabalhadas em sala de aula, percebemos a importância do planejamento e da utilização de novos métodos, nos fazendo refletir como estes recursos podem contribuir na aprendizagem do aluno no ensino de Física.
Descrição:
ALCÂNTARA, J. S. A temática energia por meio do cordel e do teatro: Uma alternativa para o Ensino de Física. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.