Resumo:
O presente estudo teve por objetivo diagnosticar a realidade inclusiva nas Escolas Estaduais
de Ensino Fundamental do município de Campina Grande/PB, onde foram selecionadas para a
pesquisa duas escolas regulares da rede estadual, de ensino fundamental I, da zona urbana e
que atendessem em suas classes regulares, o maior número de alunos com necessidades
educacionais especiais do município. A partir disso, e diante desses objetivos foram
escolhidas para o desenvolvimento da pesquisa as escolas Dom Helder Câmara e Nossa
Senhora Aparecida. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi verificar as reais condições
dos professores das salas de ensino regular da rede estadual de Educação para receber e
atender alunos com necessidades educacionais especiais, e assim avaliar a realidade desses
professores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, de cunho quantiqualitativa.
Os procedimentos metodológicos ocorreram em cinco etapas. Na primeira etapa, a
fim de construir-se um referencial teórico, foi realizada uma revisão bibliográfica, num
segundo momento, realizou-se uma coleta de dados junto às instituições de ensino, ao qual
denominamos de mapeamento inicial, utilizando-se de questionário simples onde neste
momento buscamos ter um conhecimento maior sobre a escola como um todo e dados
referentes aos alunos com necessidades educacionais especiais. Na terceira etapa, foi
solicitada a liberação de alguns documentos necessários ao estudo, tais como: Projeto Político
Pedagógico (PPP), Estatuto e Regimento, para consultarmos o que diria respeito à nossa
pesquisa, e assim conseguirmos fazer uma análise mais completa sobre o que está posto
nesses documentos e o que de fato é colocado em prática. No quarto momento, utilizamos
dois instrumentos: questionário para traçarmos e analisarmos o perfil do professor e roteiro de
entrevista semi-estruturada para avaliarmos as reais condições da escola para atender alunos
com Necessidades Educacionais Especiais, capacitação profissional, envolvimento da família
etc., a partir da percepção dos professores. Em seguida, foi realizada a quinta e última etapa
da pesquisa, a apresentação dos dados e análise dos resultados. Nesta última, utilizou-se da
técnica de avaliação e consultas às fontes secundárias e documentais (Projeto Político-
Pedagógico da escola, Regimentos, Estatutos e relatórios), e por fim foi feita análise de
conteúdo para interpretar as respostas das questões abertas. Dessa forma, os resultados
apontaram que o movimento de inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais
nessas escolas existem, embora tenham sido detectados inúmeras barreiras e desafios que são
enfrentados diariamente principalmente pelos professores, mas também pela escola como um
todo. Ficou evidente que as escolas sofrem com a falta de recursos humanos, capacitação dos
professores e demais funcionários da escola, a construção de recursos técnico-pedagógicos
acessíveis, acessibilidade física e material, além disso, observamos os vários impasses que
existem entre as salas de recursos e as salas regulares. Enfim partindo-se da análise dos
resultados obtidos ficou claro que a precariedade dessa educação inclusiva nessas duas
escolas. No entanto, reconhecemos que mesmo diante das dificuldades, das barreiras enfrentas
no dia a dia para atender esses alunos, essas escolas são no mínimo ousadas, pois diante da
precariedade das suas condições físicas e metodológicas, estas estão buscando a partir de
todos esses problemas aprenderem a lidar com as diferenças e construírem uma educação
melhor para esses alunos especiais.
Descrição:
SILVA, F. R. L. da. Educação inclusiva: uma análise dessa realidade em escolas estaduais do município de Campina Grande/PB. 2012. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012