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Educação inclusiva: uma análise dessa realidade em escolas estaduais do município de Campina Grande/PB

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dc.contributor.author Silva, Francisca Rikaely Luciano da
dc.date.accessioned 2013-08-29T13:24:45Z
dc.date.available 2013-08-29T13:24:45Z
dc.date.issued 2013-08-29
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1796
dc.description SILVA, F. R. L. da. Educação inclusiva: uma análise dessa realidade em escolas estaduais do município de Campina Grande/PB. 2012. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012 pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo teve por objetivo diagnosticar a realidade inclusiva nas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental do município de Campina Grande/PB, onde foram selecionadas para a pesquisa duas escolas regulares da rede estadual, de ensino fundamental I, da zona urbana e que atendessem em suas classes regulares, o maior número de alunos com necessidades educacionais especiais do município. A partir disso, e diante desses objetivos foram escolhidas para o desenvolvimento da pesquisa as escolas Dom Helder Câmara e Nossa Senhora Aparecida. Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa foi verificar as reais condições dos professores das salas de ensino regular da rede estadual de Educação para receber e atender alunos com necessidades educacionais especiais, e assim avaliar a realidade desses professores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, de cunho quantiqualitativa. Os procedimentos metodológicos ocorreram em cinco etapas. Na primeira etapa, a fim de construir-se um referencial teórico, foi realizada uma revisão bibliográfica, num segundo momento, realizou-se uma coleta de dados junto às instituições de ensino, ao qual denominamos de mapeamento inicial, utilizando-se de questionário simples onde neste momento buscamos ter um conhecimento maior sobre a escola como um todo e dados referentes aos alunos com necessidades educacionais especiais. Na terceira etapa, foi solicitada a liberação de alguns documentos necessários ao estudo, tais como: Projeto Político Pedagógico (PPP), Estatuto e Regimento, para consultarmos o que diria respeito à nossa pesquisa, e assim conseguirmos fazer uma análise mais completa sobre o que está posto nesses documentos e o que de fato é colocado em prática. No quarto momento, utilizamos dois instrumentos: questionário para traçarmos e analisarmos o perfil do professor e roteiro de entrevista semi-estruturada para avaliarmos as reais condições da escola para atender alunos com Necessidades Educacionais Especiais, capacitação profissional, envolvimento da família etc., a partir da percepção dos professores. Em seguida, foi realizada a quinta e última etapa da pesquisa, a apresentação dos dados e análise dos resultados. Nesta última, utilizou-se da técnica de avaliação e consultas às fontes secundárias e documentais (Projeto Político- Pedagógico da escola, Regimentos, Estatutos e relatórios), e por fim foi feita análise de conteúdo para interpretar as respostas das questões abertas. Dessa forma, os resultados apontaram que o movimento de inclusão escolar dos alunos com necessidades especiais nessas escolas existem, embora tenham sido detectados inúmeras barreiras e desafios que são enfrentados diariamente principalmente pelos professores, mas também pela escola como um todo. Ficou evidente que as escolas sofrem com a falta de recursos humanos, capacitação dos professores e demais funcionários da escola, a construção de recursos técnico-pedagógicos acessíveis, acessibilidade física e material, além disso, observamos os vários impasses que existem entre as salas de recursos e as salas regulares. Enfim partindo-se da análise dos resultados obtidos ficou claro que a precariedade dessa educação inclusiva nessas duas escolas. No entanto, reconhecemos que mesmo diante das dificuldades, das barreiras enfrentas no dia a dia para atender esses alunos, essas escolas são no mínimo ousadas, pois diante da precariedade das suas condições físicas e metodológicas, estas estão buscando a partir de todos esses problemas aprenderem a lidar com as diferenças e construírem uma educação melhor para esses alunos especiais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Aparecida Barbosa Carneiro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Necessidades Educacionais Especiais pt_BR
dc.subject Serviço Social pt_BR
dc.title Educação inclusiva: uma análise dessa realidade em escolas estaduais do município de Campina Grande/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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