Resumo:
A execução de atividades educacionais está atada a grandes desafios. Nos
deparamos com desafios em que envolve a oferta de um ensino que promova
diálogos relacionados a ciência e com suas aplicações tecnológicas, sociais,
políticas, étnicas, religiosas, econômicas e ambientais. Diante das dificuldades no
ensino e aprendizagem de química orgânica, a contextualização e a
interdisciplinaridade pautadas no cotidiano dos alunos é uma alternativa que pode
cativar os alunos nas aulas de química. Nessa perspectiva, este trabalho possibilita
de mostrar como vincular o tema gerador câncer nas aulas de Química orgânica na
educação básica, especificamente para aulas sobre as funções orgânicas.
Inicialmente a pesquisa objetiva-se sobre associar moléculas com algum tipo de
câncer. A triagem de referências contemplou artigos que mostrassem a estrutura
molecular de tais substâncias. Em relação ao percurso metodológico, optou-se por
uma pesquisa de cunho qualitativo investigativo, visando obter sugestões de
inclusão de moléculas pertinentes a algum tipo de câncer. Entre as referências
encontradas, destacamos o site PubChem como uma opção para fomentar tanto
informações sobre as moléculas como também a visualização das estruturas. Entre
as moléculas escolhidas, fundamentaram-se algumas informações e constatou-se
que a utilização dessas moléculas podem ser utilizadas nas aulas sobre o conteúdo
de funções orgânicas.
Descrição:
BATISTA, E. A. Fármacos de combate ao câncer: Possíveis aplicações no ensino de Química Orgânica. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.