UEPB - Repositório Digital

O estágio na formação docente do aluno de letras-inglês: identificando dificuldades

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Vilmara Helena
dc.date.accessioned 2018-12-19T17:56:39Z
dc.date.available 2018-12-19T17:56:39Z
dc.date.issued 2018-11-27
dc.identifier.other CDD 372.225
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18059
dc.description BARBOSA, V. H. O estágio na formação docente do aluno de letras-inglês: identificando dificuldades. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa tem como identificar quais foram as dificuldades e/ou problemas que os alunos especificamente de Letras-Inglês possuem ao começarem a lecionar na disciplina de Estágio Supervisionado. Como base teórica, para defender as justificativas de tais dificuldades, foram usados a tese de Carvalho (1985) a qual afirma que apesar das aulas estarem planejadas, nem sempre sairá conforme esperado devido à falta da prática que o aluno ainda não tem, ou a dificuldade que existe ao relacionar a teoria com a prática. Dessa forma ressaltamos a importância do estágio, concordando com a segunda base teórica para este estudo, Andrade (2005) o qual dita que apenas conhecer conteúdos e teorias não é o suficiente para ser de fato um professor. Ao longo desta pesquisa será explicado e entenderemos o porquê desta afirmação. Para a realização desse estudo, foram selecionadas duas turmas de graduação do curso citado: uma turma a qual teve a sua primeira experiência como professores de escolas regulares; e a segunda já teve esse contato antes, e está tendo novamente, porém com mais experiência. Após as turmas selecionadas, foram aplicados questionários abertos, para que os graduandos compartilhassem suas experiências, e a partir destas respostas, dei início à pesquisa. Os resultados coincidem com as teorias base, pois sim, os alunos apresentam dificuldades no início, mas que podem ser contornadas ao longo do tempo. Tais dificuldades serão apresentadas ao longo desta pesquisa. Com isso, poderemos entender se esses problemas e dificuldades possuem tendência em avançar ou nossos acadêmicos sabem lidar com as situações e superar as dificuldades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Daniela Gomes de Araújo Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title O estágio na formação docente do aluno de letras-inglês: identificando dificuldades pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta