UEPB - Repositório Digital

A importância da primeira produção de um gênero textual na aplicação de uma sequência didática em língua inglesa: a estagiária e sua prática docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Maria Vitória da Silva
dc.date.accessioned 2018-12-19T19:00:15Z
dc.date.available 2018-12-19T19:00:15Z
dc.date.issued 2018-11-26
dc.identifier.other CDD 372.6521
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18067
dc.description ALMEIDA, M. V. da S. A importância da primeira produção de um gênero textual na aplicação de uma sequência didática em língua inglesa: a estagiária e sua prática docente. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract De acordo com Dolz et al. (2004), a sequência didática (SD) é uma ferramenta de trabalho do professor de línguas, em nosso caso da Língua Inglesa (cf. CRISTÓVÃO, 2009), e sua finalidade gira em torno do estudo de um gênero textual. Nesta perspectiva, a primeira produção textual, realizada pelos alunos, serve como diagnóstico das competências do aprendente, proporcionando ao professor um norte para guiar o processo da aplicação da SD, e como consequência, para que ocorra um bom resultado, por parte dos alunos, na produção final. Conforme esta ideia, nossa pesquisa tem por objetivo geral investigar de que forma a primeira produção do gênero textual ‘receita natalina’, realizada pelos alunos de uma escola pública, contribuiu para a realização da SD, e tem como objetivos específicos: (i) Identificar a dificuldade dos alunos com a falta de elementos básicos do gênero receita; (ii) Procurar identificar a necessidade do estudo da LI para a realização do gênero neste idioma; (iii) Analisar de que forma as atividades propostas nos módulos puderam contribuir para a aprendizagem do gênero pelos alunos. Este trabalho foi realizado em uma escola pública na cidade de Campina Grande com 23 alunos do 6º ano durante dois meses. Em relação à forma como a SD pode ajudar na construção desses conhecimentos, podemos sugerir que a mesma têm atividades e orientações que irão ajudar para que o professor possa realizar uma avaliação somativa, a qual vai fazer com que estes alunos adequar-se às linguagens próprias do gênero proposto, preparando-se para a realização eficiente da produção final do gênero suprindo assim suas necessidades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Lissandro Jonas Tavares de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.title A importância da primeira produção de um gênero textual na aplicação de uma sequência didática em língua inglesa: a estagiária e sua prática docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta