Resumo:
O presente artigo divulga os resultados de uma experiência didático-pedagógica com o tema Transversal Ética dos Parâmetros Curriculares Nacionais, mais destacadamente quando trabalham com o conceito de amizade nas relações interpessoais em sala de aula. Como objetivo geral, buscamos trabalhar a sabedoria da convivência através da amizade, mediadas pela exibição do filme “Os Pinguins de Madagascar”, junto a uma turma do 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário, situada na cidade de Campina Grande-PB. E como específicos temos: Analisar como os alunos referenciam a amizade em suas relações interpessoais; Conhecer como os alunos articulam os laços de amizade que desenvolvem ao de solidariedade. O referencial teórico é composto por: Barthes (2014), Caporali (1999), Duarte (2002), Napolitano (2003) e Fantin (2009); e o Tema Transversal Ética dos PCNs. A partir da análise dos dados, constatamos que os alunos identificam o lugar da amizade entre os personagens do filme, relacionando-a com a desenvolvida com os seus colegas de turma e, nesse processo, reforçam os conceitos de respeito, ajuda mútua nas dificuldades e realização de atividades em grupo, consideração positiva quando não devem rir de questionamentos feitos nas aulas pelos colegas e por enfatizarem que com o apoio mútuo é possível conseguir os objetivos desejados.
Descrição:
SILVA, G. L. E. da. A amizade como conceito ético na escola. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.