UEPB - Repositório Digital

O desenvolvimento da compreensão leitora nos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ribeiro, Mayra de Araujo
dc.date.accessioned 2018-12-20T13:11:49Z
dc.date.available 2018-12-20T13:11:49Z
dc.date.issued 2018-12-04
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18091
dc.description RIBEIRO, M. de A. O desenvolvimento da compreensão leitora nos anos iniciais do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Um dos principais objetivos do Ensino Fundamental é o desenvolvimento da compreensão leitora, que não tem sido amplamente atingido, conforme alguns professores. Nosso objetivo geral neste trabalho, portanto, é investigar como ocorre o processo de compreensão leitora e quais os entraves que motivam as insatisfações dos professores, por não conseguirem atingir a compreensão leitora dos alunos. Para tanto, buscamos respaldo em leituras da literatura que aborda o assunto em questão como KATO (2007), KLEIMAN (2004), KOCH (2008), SOLÉ (1998), SMITH (1991, 1999) dentre outros. Concluímos que o desenvolvimento da competência leitora se consolida por meio de um conjunto de estratégias tanto cognitivas quanto metacognitivas, mediadas pela ação do professor. Mesmo não tendo investigado práticas de ensino de leitura, foi possível inferir, confrontando as informações da literatura com nossas vivências pedagógicas, que as práticas desenvolvidas atualmente não têm contribuído para o desenvolvimento da compreensão leitora devido a adoção de concepções de leitura errôneas para orientar a prática. Estas práticas estão mais voltadas a avaliar o que se leu do que realmente ensinar como se lê. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Cristina Sales Cruz pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Concepção de leitura pt_BR
dc.subject Compreensão leitora pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title O desenvolvimento da compreensão leitora nos anos iniciais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta