UEPB - Repositório Digital

A importância de trabalhar a métrica espanhola nas aulas de literatura

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cruz, Renata da Silva
dc.date.accessioned 2018-12-20T13:13:13Z
dc.date.available 2018-12-20T13:13:13Z
dc.date.issued 2018-11-23
dc.identifier.other CDD 801.95
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18092
dc.description CRUZ, R. da S. A importância de trabalhar a métrica espanhola nas aulas de literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract A Métrica Espanhola, nem sempre só se caracteriza por um conjunto de sílabas de versificação, mas é defendida por alguns teóricos como um estudo relacionado ao processo de versificação, em que apresenta o estudo de combinações rítmicas, de versos e estrofes, que são alguns dos pontos fundamentais para a realização do estudo métrico. É interessante compreender que a métrica não deve ser estudada isoladamente, pois tornaria seu desenvolvimento e a aprendizagem de forma mecânica, mas que é preciso entender o contexto e o tempo em que foi introduzida no ensino de literatura, para que assim concretize melhor as ideias sobre o assunto. O espaço da literatura em sala de aula, trás uma grande importância para o aluno em relação a sua aprendizagem e que auxilia ao professor a desenvolver sua prática em sala de aula e com isso, facilitando o entendimento para os estudantes. O presente trabalho tem como objetivos, conhecer a realidade das aulas de literatura no ensino básico; mostrar a importância do uso da métrica espanhola e suas contribuições para melhorar o processo de ensino- aprendizagem; identificar a metodologia empregada para a utilização da métrica nas aulas de literatura; como também, estabelecer uma relação entre a didática empregada durante as aulas de literatura com a abordagem métrica. Mediante isso, utilizaremos como base teórica, CAPARRÓS (2014), CASTILLO (1967), QUILIS (1996), LÓPEZ (2014), CANDIDO (2011) e COSSON (2010). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Luciene Fernandes Carneiro Giordano pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Métrica literária pt_BR
dc.subject Teoria literária pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Poesia pt_BR
dc.title A importância de trabalhar a métrica espanhola nas aulas de literatura pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta