dc.description.abstract |
A Métrica Espanhola, nem sempre só se caracteriza por um conjunto de sílabas de versificação, mas é defendida por alguns teóricos como um estudo relacionado ao processo de versificação, em que apresenta o estudo de combinações rítmicas, de versos e estrofes, que são alguns dos pontos fundamentais para a realização do estudo métrico. É interessante compreender que a métrica não deve ser estudada isoladamente, pois tornaria seu desenvolvimento e a aprendizagem de forma mecânica, mas que é preciso entender o contexto e o tempo em que foi introduzida no ensino de literatura, para que assim concretize melhor as ideias sobre o assunto. O espaço da literatura em sala de aula, trás uma grande importância para o aluno em relação a sua aprendizagem e que auxilia ao professor a desenvolver sua prática em sala de aula e com isso, facilitando o entendimento para os estudantes. O presente trabalho tem como objetivos, conhecer a realidade das aulas de literatura no ensino básico; mostrar a importância do uso da métrica espanhola e suas contribuições para melhorar o processo de ensino- aprendizagem; identificar a metodologia empregada para a utilização da métrica nas aulas de literatura; como também, estabelecer uma relação entre a didática empregada durante as aulas de literatura com a abordagem métrica. Mediante isso, utilizaremos como base teórica, CAPARRÓS (2014), CASTILLO (1967), QUILIS (1996), LÓPEZ (2014), CANDIDO (2011) e COSSON (2010). |
pt_BR |