UEPB - Repositório Digital

O aplicativo móvel como mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem colaborativo e intercultural de línguas via TELETANDEM

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Aldemi Severino da
dc.date.accessioned 2018-12-20T13:24:22Z
dc.date.available 2018-12-20T13:24:22Z
dc.date.issued 2018-11-26
dc.identifier.other CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18094
dc.description SILVA, A. S. da. O aplicativo móvel como mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem colaborativo e intercultural de línguas via TELETANDEM. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) possuem uma notável presença na contemporaneidade. Desse modo, os serviços e benefícios provenientes desse novo modelo tecnológico são bastante propícios para o campo educacional e, especialmente, para o processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais. Assim, o presente artigo, tem como objetivo descrever uma pesquisa, que consistiu no planejamento, concepção, desenvolvimento, implantação, testagem e aprimoramento, pelas lentes da pesquisa em Linguística Aplicada (In)disciplinar, do aplicativo para dispositivos móveis “INTERCULT-UEPB”,que atuasse como mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem colaborativo e intercultural de línguas adicionais via Teletandem,consolidado com ensino, pesquisa e extensão no âmbito da UEPB e instituições parceiras. Para essa proposta o grupo procurou instigar a prática do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais de forma colaborativa e intercultural; mediar, com o apoio do aplicativo móvel e das demais TDICS, práticas de interação real entre aprendizes de línguas adicionais; analisar, e compreender as crenças, motivações, imagens e intuições dos participantes envolvidos na pesquisa, de forma a potencializar o processo de ensino-aprendizagem. No que diz relação ao registro, análise crítica e relato da experiência, a escolha foi de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico. Sendo assim, no decorrer da descrição, serão apresentadas as características da aprendizagem em Tandem, suas nuances e filiação metodológica, evidenciando o projeto interinstitucional liderado pela UEPB: “INTERCULT: Aprendizagem Colaborativa e Intercultural de Línguas via Teletandem”. O aplicativo desenvolvido é fruto dessa experiência, tem se mostrado como ponte para o ensino de línguas adicionais num contexto intercultural e colaborativo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Fábio Marques de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject TDICs pt_BR
dc.subject Aplicativo móvel pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem de línguas adicionais pt_BR
dc.subject Novas tecnologias de educação pt_BR
dc.title O aplicativo móvel como mediador e potencializador do complexo processo de ensino-aprendizagem colaborativo e intercultural de línguas via TELETANDEM pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta