dc.description.abstract |
O presente artigo aborda a importância que o letramento matemático possui na
formação dos alunos na EJA. A pesquisa realizada teve o intuito de problematizar essa
temática através do projeto de iniciação cientifica PIBIC/CNPq/UEPB (Cotas: 2016/2017 e
2017/2018), em uma turma de alfabetização na educação de jovens e adultos de uma escola da
rede Municipal de Campina Grande/PB. Nesse sentido, o objetivo é ver a matemática de
forma abrangente, como uma linguagem que também deve levar em consideração a bagagem
cultural, relação direta com a Etnomatemática, que os alunos têm com a prática desse
letramento matemático, expondo assim, na sala de aula seus conhecimentos, facilitando o
estudo de novas estratégias de atividades que venham promover o trabalho realizado pelo
professor de maneira significativa, como relevância em aproximá-los ao ensino da
Matemática de maneira transformadora e, capaz de provocar a saída do tradicional. Dessa
forma, buscamos apoio teórico em Dante (1991), Fonseca (2007), Machado (2003), Selbach
(2010), entre outros que estudam e pesquisam o uso do letramento matemático enquanto
ciência que é aprendida no dia a dia, com as interações, de modo a contribuir para o
desenvolvimento intelectual e pessoal dos alunos da EJA. Nesse contexto, foi possível obter
resultados conclusivos através de uma abordagem qualitativa de pesquisa e compreender que
a prática do letramento matemático na EJA está presente em sala de aula quando percebemos
que são os conhecimentos prévios dos sujeitos da EJA responsáveis pela descoberta de novos
valores, que cria e encontra a solução para as situações- problemas a partir da leitura da
realidade, visto que o conhecimento matemático quando é estudado ao longo do processo de
letramento, o resultado da aprendizagem do aluno em matemática é testemunhado, como algo
que conseguiu superar de algumas representações e obstáculos, antes ditos, pelos próprios
alunos, como difícil, mas que ao fazer uso das práticas do seu convívio diário porque encontra
sentido, na interação social entre aluno/professor e/ou aluno/aluno ele aprende a usar a
matemática em sala de aula de forma mais curiosa e atraente, como quem ensina e aprende
por meio do letramento matemático. |
pt_BR |