Resumo:
O trabalho ora apresentado é resultado de uma pesquisa realizada na Rede
Nacional de Pessoas vivendo e convivendo com HIV/aids – Núcleo de Campina
Grande/PB (RNP+CG), no período de agosto de 2010 a novembro de 2011. Tal
estudo teve como objetivos analisar o impacto que as campanhas publicitárias
causam no cotidiano de vida das pessoas vivendo com HIV/aids, a partir da
percepção destes; identificar em que medidas as campanhas publicitárias realizadas
em torno da doença tem contribuído para diminuir a vulnerabilidade ao HIV; analisar
as formas de comunicação e informação em saúde repassadas pelas campanhas
publicitárias; levantar o perfil sócioeconômico e cultural dos usuários da RNP+CG e
contribuir do ponto de vista teórico e prático com a temática da aids. Tal estudo
partiu de uma abordagem quanti-qualitativa dos dados coletados, numa perspectiva
analítica e critica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação
participante, o diário de campo e o roteiro de entrevista semiestruturada, com o uso
do gravador previamente consentido pelos sujeitos da pesquisa. Os dados coletados
foram submetidos a análise de conteúdo Do total de 497 usuários cadastrados na
RNP+CG, 110 acessam assiduamente tal instituição, dos quais foram entrevistados
um total de 14 usuários. Os resultados mostram que apesar da importância das
campanhas publicitárias na prevenção contra o HIV/aids, porém a forma
estigmatizante como a doença foi apresentada a sociedade, no contexto de seu
surgimento, contribuiu para o aumento do preconceito e da discriminação em torno
da aids presentes até os dias atuais.
Descrição:
FERREIRA, V. A percepção das pessoas vivendo com HIV/aids acerca das campanhas publicitárias voltadas a doença: um estudo junto a Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com HIV/aids – Núcleo de Campina Grande/PB. 2012. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012