Resumo:
A princípio, acreditamos que a prática do lúdico deve ser uma constante nas creches e escolas, em razão de ser de suma importância para as crianças no processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, o objetivo geral desse trabalho é realizar um estudo onde possa observar a prática como ações que favorecem a formação da identidade da criança. Entende que o brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança, por isso a escolha do tema, através dela é possível trabalhar o lado motor, cognitivo, social e emocional do indivíduo. Temos como objetivos específicos mostrar que uma brincadeira sempre traz um aprendizado, sendo ela uma atividade dirigida ou livre. E que é preciso que o educador entenda que seu papel é importante como motivador deste processo educacional. O mesmo deve trabalhar o lúdico com objetivos e explicações claras, para que assim, a criança saiba o que realmente está fazendo e não apenas ser colocado de forma aleatória para preencher tempo. A Educação Infantil é a base para as demais etapas do processo educacional, formando cidadãos mais preparados, críticos, capazes de agir e resolver situações problemas. Para tanto, nos ancoramos em Piaget, Vygotsky, Moyles, Oliveira, Kishimoto, entre outros.
Descrição:
LIMA, E. D. O lúdico no processo de aprendizagem em sala de aula: uma vivência na Creche Wilson Pereira na rede municipal de Remígio - PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.