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Literatura infantil: meio de ampliação dos horizontes de leitura e de formação de leitores críticos

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dc.contributor.author Baracho, Larissa Rafaela Fortunato
dc.date.accessioned 2018-12-21T13:48:45Z
dc.date.available 2018-12-21T13:48:45Z
dc.date.issued 2018-12-11
dc.identifier.other CDD 808.068
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18108
dc.description BARACHO, L. R. F. Literatura infantil: meio de ampliação dos horizontes de leitura e de formação de leitores críticos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente Artigo trata de uma discussão teórica voltada para a Literatura Infantil como produto cultural de suma importância, que contribui direta e indiretamente para o desenvolvimento da formação de futuros leitores críticos. Por essa razão, esse trabalho tem como objetivo geral evidenciar as contribuições da Literatura Infantil para a formação de leitores críticos e o importante papel dos educadores, como responsáveis por essa formação leitora. Bem como, refletir sobre a Literatura Infantil quando se usa de forma a didatizar a leitura, quando, antes de qualquer coisa, é utilizada como pretexto para ensinar os diferentes conteúdos e áreas das ciências. Compreendendo que essa formação leitora inclui a criticidade na qual descarta a possibilidade de a Literatura Infantil ser utilizada como pretexto para ensinar os diferentes conteúdos e áreas das ciências. A Literatura Infantil, queiramos ou não, é um pressuposto fundamental para o desenvolvimento da linguagem oral, por isso é importante que o professor/educador busque estratégias significativas para fazer com que as crianças se tornem sujeitos leitores críticos. Quanto à metodologia, recorremos ao uso da pesquisa bibliográfica, ancorada em Mioto e Lima (2007), sobre a pesquisa bibliográfica e em autores que versam sobre Literatura Infantil, a exemplo de Abramovich (1997); Cadermatori (2012); Cosson 2009); (Frantz (2005); Zilberman (2010); Marafigo (2012) entre outros. Concluímos, assim, que é através da literatura que o pensamento da criança em relação à leitura pode ser melhorado/aperfeiçoado, tornando-a um leitor pensante e agente de transformação na sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Formação do leitor crítico pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title Literatura infantil: meio de ampliação dos horizontes de leitura e de formação de leitores críticos pt_BR
dc.type Other pt_BR


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