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O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre as práticas curriculares e pedagógicas na Educação Infantil, a partir de concepções e experiências de docentes que atuam neste nível de educação, na esfera pública de ensino. Como fundamento para análises realizadas, a partir da escuta a essas docentes, o estudo apresenta uma breve abordagem histórica da Educação Infantil, através de estudos realizados por Kulmann (2001), Oliveira (2014), Oliveira (2005), Souza (2000), dentre outros, e de documentos, difundidos pelo Ministério da Educação, que servem de orientação a essas práticas, a exemplo de BRASIL (1996; 1998; 2009). A Educação Infantil, considerada etapa básica do processo de educação escolar, cumpre um papel social e político efetivo, e é considerada a entrada de crianças, de até 05 anos de idade, no universo escolar. O é considerado quali-quantitativo, que envolveu quinze (15) professoras que atuam na rede pública do município de Queimadas – PB. Os dados foram coletados através de um questionário, com questões abertas. Eles evidenciam, dentre outros, as práticas curriculares e concepções sobre a Educação Infantil dos docentes deste município, apontando que todos consideram este nível como a fase mais importante para a educação e que suas práticas tem que ter o brincar como atividade que possibilite o desenvolvimento e aprendizagem. Concluímos que cada criança é um sujeito único e que é preciso que cada professor conheça suas particularidades para que seja possível proporcionar uma aprendizagem significativa e igualitária para todos. |
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