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A Química faz parte de diversos aspectos da nossa vida e cotidiano, mas o estudo dessa disciplina é interpretado como uma matéria de difícil aprendizagem e essa dificuldade de ensino-aprendizagem não é exclusivamente da Química, mas também do ensino Médio no Brasil, que enfrenta conflitos na área educacional em sua composição curricular. Em contrapartida a busca pela eficiência no ensino da Química, que deve ser somada com uma metodologia que a torne prazerosa no aprendizado, com as modificações necessárias nas técnicas de ensino aplicadas com novos métodos, visando buscar novas possibilidades que proporcione uma prática mais eficiente. O objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo de investigação sobre o ensino de Química nos municípios de Serra Branca e Sumé no Estado da Paraíba através de um estudo comparativo entre o ensino-aprendizagem da Química no Ensino Médio apontando as dificuldades de Ensino – Aprendizagem no Ensino de Química, relatando como se desenvolve o Ensino de Química no Cariri Paraibano e comparando o Ensino de Química na Escola de Ensino Público e na Escola de Ensino privado. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, em forma de um estudo de caso, realizado com profissionais e alunos da Escola Privada Instituto Educacional Imaculada Conceição (IEIC) e da escola Estadual Senador José Gaudêncio, nos municípios de Sumé e Serra Branca respectivamente, que são regiões do Estado da Paraíba (Brasil). Conclui-se que as desigualdades dos diferentes estabelecimentos de ensino, na educação pública e particular, seguem com um mesmo propósito de alcançarem bons resultados com o plano de ensino em suas respectivas escolas. Em ambas as escolas foram observadas dificuldades por parte dos alunos na absorção do conteúdo, visto que a Química possui um conteúdo complexo, mas possível de ser entendido. A instituição publica não busca alternativas para essa melhoria e somado a isso os alunos da rede estadual também não mostram seu interesse pelas aulas de Química, ao contrario dos alunos da instituição privada. |
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