Resumo:
Este artigo tem como objetivo refletir o ensino da Língua Inglesa para surdos no contexto
escolar, tendo como objetivos específicos: contextualizar as leis e diretrizes sobre a inclusão
de surdos nas escolas de ensino regular, refletir sobre as metodologias de ensino utilizadas no
ensino de inglês para alunos surdos e abordar a formação de professores de Língua Inglesa
voltada ao aluno surdo. Para que fosse possível realizar esta pesquisa, utilizamos o método
qualitativo, adquirindo a interpretação acerca das informações obtidas através da pesquisa de
campo e de questionários destinados às professoras de inglês que atendem a alunos surdos.
Para dar maior veracidade a esse artigo, discutimos sobre as teorias de: ROSA (2014),
TAVARES (2014), SOUZA (2014) e STROBEL (2008). Desta forma, buscamos
compreender as dificuldades enfrentadas por professores de Língua Inglesa ao ensinar a
alunos surdos e as práticas de ensino utilizadas no processo de aprendizagem e inclusão
desses alunos em turmas de ensino regular. Conclui-se, portanto, que as escolas inclusivas
devem fornecer os recursos necessários para atender aos alunos surdos, colaborando, desse
modo, para que o professor de inglês tenha possibilidades de proporcionar uma educação de
qualidade através de práticas de ensino eficazes, direcionadas aos alunos surdos, contribuindo
para o desenvolvimento e inclusão no âmbito escolar e social.
Descrição:
PEREIRA, P. da S. H. O ensino da Língua Inglesa para surdos em salas inclusivas. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.