Resumo:
O presente estudo faz uma contribuição sobre a inclusão do aluno surdo e os desafios
encontrados na visão do profissional interprete de Libras que convive diariamente com essa
população nas escolas públicas de Guarabira. Tem como objetivo específicos: investigar quais
são os principais desafios encontrados na escola e em sala de aula. Identificar se o surdo
consegue aprender os conteúdos quando o interprete os transmite na língua de sinais e o que é
preciso melhorar na escola para os surdos aprenderem melhor. Para tanto foi preciso apresentar
por Pozzer (2015) e Honora (2019) um breve histórico da educação inclusiva e a educação de
surdos no Mundo e no Brasil, entre outros que descreve sobre a inclusão escolar. Para
desenvolver esse trabalho com abordagem qualitativa foi utilizada a pesquisa bibliográfica,
documental e a pesquisa de campo com a utilização de questionário. Na oportunidade foi
desenvolvido entrevista voltada para as interpretes que fazem parte do desenvolvimento
educacional do surdo. O tema é bastante relevante, uma vez que apresenta resultados que aborda
a inclusão escolar, as dificuldades de estar inserido na escola comum, bem como o que fazer
para melhorar a permanência e o aprendizado desses alunos nas escolas do município. Além
disso, busca contribuir para futuros pesquisadores que se interesse pelo tema.
Descrição:
SANTOS, L. dos. Inclusão de alunos surdos e os desafios na visão do intérprete de libras nas escolas públicas de Guarabira-PB. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.