UEPB - Repositório Digital

A formação do leitor literário no contexto da educação infantil: reflexões acerca da prática pedagógica dos educadores

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Josicleide do
dc.date.accessioned 2019-02-21T21:47:48Z
dc.date.available 2019-02-21T21:47:48Z
dc.date.issued 2018-12-03
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18204
dc.description NASCIMENTO, J. do. A formação do leitor literário no contexto da educação infantil: reflexões acerca da prática pedagógica dos educadores. 2018. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo, desenvolvemos uma reflexão sobre as concepções dos professores acerca da leitura e do texto literário na educação infantil, objetivando com a pesquisa conhecer as concepções que embasam a prática da abordagem da literatura infantil com as crianças. Para a realização da pesquisa, foi aplicado um questionário com dez professores em exercício em sala de aula no município de Lagoa Seca-PB. A investigação partiu do seguinte questionamento: Qual a visão dos professores acerca da leitura literária e de que maneira abordam a literatura infantil em sala de aula? Para embasar a discussão, recorremos aos estudos de Cosson (2011), Cademartori (1986), Abramovich (1991), Coelho (1991; 2006), Perroti (1986), dentre outros. Os resultados indicaram que: os professores reconhecem a importância do trabalho com a literatura infantil em sala de aula, no entanto, o texto literário, na maioria das respostas dos professores, continua sendo utilizado como pretexto para o ensino ora do código lingüístico, ora de regras de boas maneiras, valores etc. Em virtude disso, percebemos a necessidade do investimento na formação continuada dos professores, visando garantir aos educadores subsídios teóricos e metodológicos para a escolarização adequada do texto literário destinado às crianças. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof.ª Ana Lúcia Maria de Souza Neves pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Educação literária pt_BR
dc.subject Formação de leitor pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.title A formação do leitor literário no contexto da educação infantil: reflexões acerca da prática pedagógica dos educadores pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta