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Não se nasce professor, torna-se professor: um caminho crítico e reflexivo a respeito da diversidade de gênero

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dc.contributor.author Silva Neto, João Matias da
dc.date.accessioned 2019-02-21T22:30:41Z
dc.date.available 2019-02-21T22:30:41Z
dc.date.issued 2018-11-28
dc.identifier.other CDD 306.76
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18206
dc.description SILVA NETO, J. M. da. Não se nasce professor, torna-se professor: um caminho crítico e reflexivo a respeito da diversidade de gênero. 2018. 36p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como principal objetivo refletir sobre como gênero é compreendido por estudantes do Curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) da UEPB e como os mesmos se comportam diante da temática, uma vez que esses sujeitos devem se preparar para lidar com identidades de gênero diversas em sala de aula. Esta pesquisa foi dirigida pelas reflexões do Círculo de Bakhtin acerca do enunciado concreto, do dialogismo, da compreensão ativa e responsiva e da ideologia do cotidiano. Assim, o trabalho seguiu dois passos iniciais para sua realização: o primeiro foi o mapeamento e a descrição das identidades de gênero que emergem entre os estudantes de Letras (Língua Portuguesa) da UEPB; o segundo, concomitante ao primeiro, foi a distinção, entre esses estudantes, de identidades de gênero diversas. A partir disso, houve uma triagem para realização das entrevistas, que buscaram compreender qualitativamente os sentidos que aparecem e circulam nos enunciados dos referidos estudantes sobre as questões de gênero, estabelecendo as relações dialógicas desses discursos com outros discursos, através do método dialógico-discursivo de análise de dados, que propiciou um espaço de diálogo entre pesquisadores e sujeitos (estudantes de Letras, futuros professores), para compreendê-los, via discurso, em seu contexto social. À vista disso, este estudo concluiu que compreender gênero através dos discursos de estudantes de Letras pode, inicialmente, situar o tratamento da temática no referido curso de licenciatura, para contribuir com uma formação de professores mais inclusiva e, desta forma, respaldar a necessidade de discussão sobre gênero e diversidade como algo complementar à carreira docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profª. Drª. Ludmila Mota de Figueiredo Porto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Diversidade de gênero pt_BR
dc.subject Licenciatura em Letras - UEPB pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Dialogismo pt_BR
dc.subject Compreensão ativa pt_BR
dc.subject Análise dialógica do discurso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Não se nasce professor, torna-se professor: um caminho crítico e reflexivo a respeito da diversidade de gênero pt_BR
dc.type Other pt_BR


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