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Na busca por novas perspectivas envolvendo a história do afrodescendente, este artigo apresenta um estudo que tem por objetivo analisar os conteúdos sobre o negro apresentados nos livros de História da coleção Integrando Saberes (2013) do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Especificamente, iremos identificar nas imagens sobre os negros aspectos positivos e negativos; verificar como os conteúdos abordados apresentam o negro; e avaliar se os livros estudados estão atendendo ao que determina a lei 10.639/2003. Esta lei tornou obrigatório o ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira em escolas da Educação Básica. Com isso, tornou-se substancial que os conteúdos do Livro Didático contemplem essa temática. Apesar disso, ainda surgem questionamentos se, de fato, este conteúdo vem sendo adequadamente trabalhado no Livro Didático e qual a sua contribuição para que a história do negro seja representada no contexto social. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo documental e bibliográfica, tomando como referencial teórico Silva (2006), Fonseca (2003), Hall (2006), Sá (2010), Valério (2013), dentre outros. Estudamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Pluralidade Cultural e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Para análise dos dados, pautamo-nos na Análise de Conteúdo, a partir de Bauer (2013), tendo como categorias a identidade, a diversidade e a questão étnico-racial. Como resultado verificou-se que a coleção atende parcialmente os PCN, no sentido de que discute diversidade, porém não trata da questão afro-brasileira. Nas imagens dispostas no Livro Didático o negro é bem representado, aparecendo imagens positivas e negativas, no entanto, nos textos não se fala do negro, não contemplando, com isso, a lei 10.639/03. Assim, a proposta da coleção Integrando Saberes traz uma ideia renovadora sobre a questão do ensino de história, quando sugere trabalhar a partir de temáticas do cotidiano. Esta proposta está focada em uma educação voltada para a cidadania e o respeito à diversidade cultural, porém, como isso pode acontecer se não se discute a questão étnico-racial? Portanto, a formação do professor é essencial para conseguir trabalhar na superação destas lacunas presentes no Livro Didático. |
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