UEPB - Repositório Digital

A música na vida de Gabmar Cavalcanti: a música como instrumento de inclusão social para a pessoa cega

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cavalcanti, Edyronia Wanderley
dc.date.accessioned 2019-02-22T16:58:07Z
dc.date.available 2019-02-22T16:58:07Z
dc.date.issued 2019-02-06
dc.identifier.other CDD 371.911
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18219
dc.description CAVALCANTI, E. W. A música na vida de Gabmar Cavalcanti: a música como instrumento de inclusão social para a pessoa cega. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como tema a música na vida de Gabmar Cavalcanti, músico que ficou cego desde os três anos de idade, nascido e residente na cidade de Campina Grande, estado da Paraíba. O objetivo principal deste estudo é discutir a importância da música no processo de inclusão de uma pessoa cega. Assim, remetemos a uma discussão sobre a importância da música como instrumento de inclusão, em especial, de pessoa cega. Para tanto, a presente pesquisa teve um cunho qualitativo, realizada através de documentos, leitura de artigos, livros e registros fotográficos. Buscamos também materiais fornecidos pela família do referido músico e depoimentos de membros da família. Os resultados mostraram que, em se tratando de pessoas com necessidades especiais, a música é um facilitador da comunicação, seja qual for a deficiência. A música foi o meio pelo qual o músico Gabmar Cavalcanti conseguiu sua própria inclusão numa sociedade preconceituosa e que, frequentemente, subestimou o seu potencial. A pesquisa revelou ainda que a linguagem musical ajudou o músico desde pequeno a desenvolver mais rapidamente sua cognição. Assim, concluímos que a música proporciona um desenvolvimento completo do ser humano, e em relação à pessoa cega, ela ajuda a expressar sentimentos e o torna um ser mais crítico e autônomo, proporcionando assim, um processo mais rápido para sua inclusão na sociedade. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação musical pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.title A música na vida de Gabmar Cavalcanti: a música como instrumento de inclusão social para a pessoa cega pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta