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O agir docente: repensando a prática de planejar aulas de língua portuguesa

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dc.contributor.author Martins, Andreia Aparecida Medeiros
dc.date.accessioned 2019-02-22T17:01:20Z
dc.date.available 2019-02-22T17:01:20Z
dc.date.issued 2018-11-27
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18220
dc.description MARTINS, A. A. M. O agir docente: repensando a prática de planejar aulas de língua portuguesa. 2018. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Devido aos baixos índices relacionados aos níveis de letramento em nosso país, o ensino de Língua Portuguesa tem sido alvo de críticas em diferentes eventos sobre educação. Considerando que o processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa possui extrema importância na formação do indivíduo, devendo permitir a este o desenvolvimento e domínio de suas capacidades linguísticas, a fim de que o aluno interaja em sociedade, é indispensável e urgente repensar a forma como as aulas de LP são planejadas. Portanto, em nossa pesquisa, responderemos ao seguinte questionamento: 1) Qual relação entre planejamento, ensino/aprendizagem de LP e o registro de aula? Objetivamos de forma geral, analisar de que forma o planejamento de ensino, através de planos e registros de aula, refletem o agir docente em sala de aula. Para tanto, desenvolvemos nosso estudo sob os respaldos teóricos de Libâneo (2013), Luckesi (2011), Nóvoa (1992), Menegolla e Sant’Anna (2014), que trazem contribuições acerca do planejamento de ensino; Oliveira (2010) e Tardif (2014) trazem nos conhecimentos sobre a formação, atuação e saberes necessários ao professor de LP. Contamos ainda com as contribuições teóricas sobre planejar o ensino, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), e com a Base Nacional Comum Curricular (2018). Através desta pesquisa, compreendemos que o planejamento de ensino, apesar de ser uma prática resistida por muitos professores, deve colaborar na atuação docente, de modo que deixe de ser um ato sistemático, e passe a constituir um momento em que o docente reflita sobre seu ensino e atue nas aulas de LP. O planejamento de ensino é uma forma de o professor pesquisar, selecionar, se apropriar do material a ser abordado, e principalmente, refletir sobre sua prática docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Dalva Lobão Assis pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Planejamento escolar pt_BR
dc.subject Processo ensino/aprendizagem pt_BR
dc.subject Atuação docente pt_BR
dc.title O agir docente: repensando a prática de planejar aulas de língua portuguesa pt_BR
dc.type Other pt_BR


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