dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivos principais analisar as preferências de leitura de um grupo de jovens e propor sugestões de trabalhar o texto literário contemporâneo, mais especificamente a obra “Não se apega não”, em sala de aula, de forma que valorize as preferências dos alunos, aproximando-os da aula de literatura, e, consequentemente, estimulando a leitura e discussão do texto literário. Para isso, será traçado o perfil de leitura de alunos do segundo ano do ensino médio, a partir de um questionário, e realizada a reflexão e construção de propostas a partir desses dados. Utilizamos como principais aparatos teóricos Abreu (2006), que traz a literatura de modo mais diversificado e democrático; Silva (2016), que faz uma crítica tanto ao conceito de literatura, quanto ao seu ensino tradicional em sala de aula; e Cosson (2016), que serviu como ponto de partida para as propostas metodológicas realizadas nesse trabalho. Percebemos, ao longo da pesquisa, que grande parte dos jovens sente-se desinteressada pelas aulas de literatura, e um dos principais fatores desse desinteresse é a desvalorização de seu repertório de leitura. Assim, chegamos à conclusão que uma das formas de aproximá-los, estimulando o gosto pela leitura, é a introdução de textos literários que façam parte do seu dia-a-dia. |
pt_BR |