UEPB - Repositório Digital

As preferências de leitura de estudantes do ensino médio e a abordagem do best-seller em sala de aula

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Samara Fidelis de Medeiros
dc.date.accessioned 2019-02-22T17:35:09Z
dc.date.available 2019-02-22T17:35:09Z
dc.date.issued 2018-11-22
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18228
dc.description ALVES, S. F. de M. As preferências de leitura de estudantes do ensino médio e a abordagem do best-seller em sala de aula. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivos principais analisar as preferências de leitura de um grupo de jovens e propor sugestões de trabalhar o texto literário contemporâneo, mais especificamente a obra “Não se apega não”, em sala de aula, de forma que valorize as preferências dos alunos, aproximando-os da aula de literatura, e, consequentemente, estimulando a leitura e discussão do texto literário. Para isso, será traçado o perfil de leitura de alunos do segundo ano do ensino médio, a partir de um questionário, e realizada a reflexão e construção de propostas a partir desses dados. Utilizamos como principais aparatos teóricos Abreu (2006), que traz a literatura de modo mais diversificado e democrático; Silva (2016), que faz uma crítica tanto ao conceito de literatura, quanto ao seu ensino tradicional em sala de aula; e Cosson (2016), que serviu como ponto de partida para as propostas metodológicas realizadas nesse trabalho. Percebemos, ao longo da pesquisa, que grande parte dos jovens sente-se desinteressada pelas aulas de literatura, e um dos principais fatores desse desinteresse é a desvalorização de seu repertório de leitura. Assim, chegamos à conclusão que uma das formas de aproximá-los, estimulando o gosto pela leitura, é a introdução de textos literários que façam parte do seu dia-a-dia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Kalina Naro Guimarães pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Literatura contemporânea pt_BR
dc.subject Texto literário pt_BR
dc.subject Incentivo à leitura pt_BR
dc.title As preferências de leitura de estudantes do ensino médio e a abordagem do best-seller em sala de aula pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta