UEPB - Repositório Digital

El Avión de la Bella Durmiente de Gabriel García Márquez como elemento promotor de interculturalidade em aulas de ELE

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cabral, Káthia Dayse Marques
dc.date.accessioned 2019-02-22T18:15:52Z
dc.date.available 2019-02-22T18:15:52Z
dc.date.issued 2018-11-20
dc.identifier.other CDD 372.6561
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18229
dc.description CABRAL, K. D. M. El Avión de la Bella Durmiente de Gabriel García Márquez como elemento promotor de interculturalidade em aulas de ELE. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Sabendo que ensinar uma língua é também aproximar os alunos da cultura da língua alvo e dos desafios encontrados pelo professor de ensino médio para formar leitores literários, esta pesquisa promove o conto de Gabriel García Márquez, El avión de la bella durmiente, como uma obra que pode potencializar a competência intercultural dos aprendizes em aulas de língua espanhola. Para isso, em um primeiro momento, baseando-nos no Programme for International Student Assessment (PISA), é realizada uma reflexão sobre o nível de leitura dos estudantes brasileiros e a partir dos escritos de Cosson (2012), dissertamos sobre a formação de leitores literários. Em seguida, concordando com Santoro (2007), Brait (2010), Silva (2015) e Pinheiro-Mariz (2015), é iniciado um debate sobre a importância da literatura hispanoamericana em aulas de língua espanhola como um elemento promotor da interculturalidade. Por fim, esta pesquisa de cunho qualitativo, defende a não dissociação entre língua e literatura, a partir do conto mencionado anteriormente. Os resultados na aplicação em trabalhar literatura com uma perspectiva intercultural buscando formar leitores literários foram positivos, obtivemos uma troca de interesse dos alunos na participação da leitura do conto, e nos debates realizados para retirarmos duvidas de expressões desconhecidas no conto e sobre aspectos culturais encontrados. Acredita-se que é possível trabalhar literatura nas aulas de língua espanhola como elemento promotor de interculturalidade através de contos ou outros gêneros literários. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Júlio César Vasconcelos Viana pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de língua espanhola pt_BR
dc.subject Interculturalidade pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Leitor literário pt_BR
dc.title El Avión de la Bella Durmiente de Gabriel García Márquez como elemento promotor de interculturalidade em aulas de ELE pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta