UEPB - Repositório Digital

A formação continuada para professores da educação básica: planejando atividades através da sequência didática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Barbosa, Luciana de Oliveira
dc.date.accessioned 2019-02-22T18:39:18Z
dc.date.available 2019-02-22T18:39:18Z
dc.date.issued 2018-11-27
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18238
dc.description BARBOSA, L. de O. A formação continuada para professores da educação básica: planejando atividades através da sequência didática. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. pt_BR
dc.description.abstract Entende-se por formação continuada um processo perene de aprimoramento e aprofundamento de conhecimentos, teóricos e práticos, a partir de leituras e reflexões críticas sobre o agir docente, possibilitando a melhoria do ensino/aprendizagem em determinado nível de aprendizagem. Em vista destas questões, o presente artigo tem por objetivo geral analisar o processo de didatização, realizado por uma professora de Educação Básica, durante um curso de formação continuada com professores do ensino fundamental II. Os objetivos específicos são descrever o processo de elaboração das atividades organizadas em SD, realizadas pela professora ministrante do curso, e discutir a SD como ferramenta de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Para a realização deste trabalho, adotar-se-á a abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa do tipo documental, cujos dados foram obtidos no curso de formação continuada para professores do ensino fundamental II. Esta pesquisa está fundamentada em Araújo (2014), Barros (2001), Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004), Ghedin (2009), Moita Lopes (2005), Oliveira (2010), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Pimenta e Lima (2004), entre outros, através do quais se identificará que a formação continuada para professores da educação básica depende do planejando de atividades, do conhecimento sobre o que e como fazer a sequência didática, mas também do desejo e aceitação do “querer mudar”. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Iara Francisca Araújo Cavalcanti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Didatização pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.title A formação continuada para professores da educação básica: planejando atividades através da sequência didática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta