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O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância da Contação de Historia para despertar no aluno o gosto pela leitura e desenvolver sua criatividade e imaginação, contribuindo para a exploração de mundo da criança, favorecendo as situações de experiência no seu cotidiano e possibilitando a criança expressar suas emoções livremente durante a leitura. Como pressuposto metodológico apresentamos um relato de experiência desenvolvido com crianças entre 4 e 5 anos de idade na Escola ABC, voltado para a arte da Contação de História na Educação Infantil, haja vista que essa prática faz com que as crianças desenvolvam hipóteses sobre as histórias lidas e contribui significativamente para o desenvolvimento da criatividade e imaginação das próprias crianças. Portanto, enfatizamos que a Contação de Histórias contribui, de fato, para oportunizar o estímulo da criatividade e da imaginação e, de certa forma, acaba também colaborando para melhorar determinadas questões relacionadas ao campo emocional e psicológico, embora o nosso principal objetivo com a ação pedagógica seja a formação do leitor que deve se iniciar a partir da Educação Infantil. Para isso, nos ancoramos nos estudos de Brait (2010); Brasil (1998); Cadermatori (2009), Cosson (2009) e Oliveira (2010), Soares (2001) e outros. Nesse sentido, provavelmente, há a clareza de que é importante a prática da Contação de Histórias na Educação Infantil, considerando que o seu o papel é o de proporcionar prazer e diversão através da leitura. Além disso, quando bem desenvolvida pode ser considerado um bem cultural que provoca o pensamento reflexivo da criança, de acordo com a mediação realizada pelo professor, permitindo o desenvolvimento das habilidades e as competências necessárias para enfrentar os conflitos e superá-los no dia-a-dia. |
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