dc.contributor.author |
Farias, Amanda Bezerra de |
|
dc.date.accessioned |
2019-02-27T18:00:55Z |
|
dc.date.available |
2019-02-27T18:00:55Z |
|
dc.date.issued |
2018-12-13 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18317 |
|
dc.description |
FARIAS, A. B. Iniciação à docência na Licenciatura em Matemática do CCHE-UEPB: um perfil dos egressos. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo central analisar o perfil dos ex-bolsistas do PIBID Matemática do Centro de Ciências Humanas e Exatas na Universidade Estadual da Paraíba. O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) em parceria com a UEPB funciona no Campus VI na Licenciatura em Matemática desde 2012. Nossa pesquisa tentou responder como aqueles que já obtiveram a graduação
percebem o PIBID Matemática e seu papel na formação, bem como construir um perfil de quantos desses atuam como professores, já que um dos objetivos primordiais do programa é incentivar a docência. Em pesquisa recente Silva (2017) demonstrou que desde a implantação do PIBID Matemática houve um aumento quantitativo e qualitativo na produção bibliográfica dos estudantes da licenciatura em Matemática. Esses avanços, segundo o autor, estavam diretamente relacionados com a atuação do PIBID. Diante de
contribuições como essa nos questionamos: quem são os ex-bolsistas do PIBID Matemática? Onde os ex-bolsistas estão? O que eles estão fazendo? Estão atuando como Professores? Sintetizamos essas questões na seguinte questão norteadora: qual o perfil profissional dos egressos do Curso de Licenciatura em Matemática que foram bolsistas do PIBID Matemática e como estes percebem o papel do programa na sua formação? Para fundamentação da pesquisa utilizamos referenciais ligados a formação docente como
Shulman (1986), Cavalcante (2013) e Pimenta e Lima (2009). A pesquisa seguiu um viés qualitativo conforme Fiorentini e Lorenzato (2006), se aproximando da pesquisa exploratória. Através de formulário eletrônico coletamos informações sobre os egressos e traçamos um perfil que analisamos. Os resultados indicam que a maior parte dos ex-bolsistas reside na Paraíba. Observamos que apenas pouco mais de um ¼ estão lecionando. Por outro lado, aqueles que estão lecionando percebem a importância do PIBID na sua formação e na sua prática no cotidiano da sala de aula. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
José Luiz Cavalcante |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID (Campus VI) |
pt_BR |
dc.subject |
Iniciação à docência |
pt_BR |
dc.title |
Iniciação à docência na Licenciatura em Matemática do CCHE-UEPB: um perfil dos egressos |
pt_BR |
dcterms.title.alternative |
um perfil dos egressos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |