dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo central verificar como a metodologia pode contribuir para o processo de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da resolução de problemas para no ensino da matemática no 6º ano do Ensino Fundamental II, partindo de uma atividade sobre frações. Essa metodologia é vista como um caminho alternativo, que visa a um trabalho centrado no professor e também no aluno, ou seja, a partir do conhecimento prévio o aluno construirá um novo conhecimento com a supervisão do professor que, somente no final desse processo de construção, formaliza as novas ideias construídas. A metodologia da pesquisa foi de cunho bibliográfico e qualitativo, utilizando principalmente as ideias (ONUCHIC; ALLEVATO, 2011) entre outros. Essa atividade foi aplicada na Escola Amaro Lafayette – localizada em Sertânia – PE. Na pesquisa de campo, utilizamos como instrumentos a observação, material escritos pelos alunos e caderno de anotações, além dos problemas propostos. Além disso, ao trabalhar com essa metodologia em sala de aula, houve motivação por parte dos alunos, tanto da pesquisadora em aplicar uma atividade através da Resolução de Problemas. Dentre os resultados obtidos, destaque que, a supervisão do professor que, somente no final desse processo de construção, formaliza as novas ideias construídas. Os conteúdos trabalhados com esses alunos foram as quatro operações fundamentais da matemática e frações. |
pt_BR |