Resumo:
Inicialmente, neste estudo, fazemos uma discussão teórica sobre a categorização de gênero e os processos de modificações da masculinidade como modelo ideal para o comportamento masculino. Levando em consideração que os meios de comunicação, mais precisamente as revistas, acompanham e difundem as ressignificações sociais, fazemos um breve contexto sobre a revista como meio de comunicação e um levantamento sobre os periódicos com segmentação masculina. Por fim, apresentamos a metodologia de análise de avaliação das formas de representação da masculinidade e virilidade do homem na contemporaneidade, tendo como base as capas, de fevereiro a abril de 2018, das revistas masculinas Vip e Mais Jr essas que se destinam ao público masculino, mas possuem segmentos distintos, sendo elas voltadas para o público heterossexual e homossexual, respectivamente. Pode-se observar, entre os dois periódicos que, independente da orientação sexual que o homem tenha, ele deve manter um padrão de masculinidade e virilidade para ser aceito pela sociedade.
Descrição:
MACEDO, C. A. M. Identidades masculinas nas capas das revistas VIP e Mais Jr. 2018. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Manuscrito]