Resumo:
Este trabalho realizou um estudo de campo na escola E.M.E.F. Maria Lourdes de
Souza Amorim, no bairro Mutirão, Guarabira- (PB), cujo objetivo foi analisar a
importância do trabalho de alfabetização e letramento nos anos iniciais de
aprendizagem. Tratou-se de uma observação participante que incluiu diversas
intervenções, no âmbito do projeto de Leitura Lendo e Escrevendo: A produção criativa
na escola básica, através dos gêneros textuais. Utilizamos como aportes teóricos Freire
(1996), Bagno (2000),Colomer (2007) Ferreira (1991) Pimenta (2004) YIN (2001). A
metodologia deste trabalho constou de observações de campo, através de diário de
pesquisa e coletas de dados em formas de entrevista. Como conclusão percebeu-se a
falta de motivação dos professores, por causas intrínsecas e extrínsecas a sua pratica
pedagógica e um impacto positivo entre estudantes e educadores com a chegada do
projeto de extensão referido.
Descrição:
LIMA, E. R. de. O processo pedagógico de alfabetização e letramento nas séries iniciais da escola Maria Lourdes de Souza Amorim. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.