Resumo:
Esta monografia é um estudo de caso da comunicação organizacional das unidades
campinenses do Serviço Social do Comércio da Paraíba (SESC). O objetivo principal foi
analisar a eficiência da comunicação interna na instituição. O aporte teórico utilizado
baseou-se nos estudos de planejamento em relações públicas de Kunsch (2003), ainda
debruçou-se sobre os estudos acerca de comunicação empresarial e organizacional de
Cardoso (2006). E fundamentou os conceitos de comunicação no pensamento de Martino
(2001). A pesquisa foi realizada através da aplicação de um questionário com perguntas
fechadas com 55 funcionários da instituição. Os dados coletados foram analisados à luz da
teoria utilizada na fundamentação teórica. Dentre os principais resultados do trabalho
destacamos os seguintes: as informações internas, essenciais aos objetivos da instituição,
estão acessíveis à grande maioria dos funcionários por meio das mídias impressas. Portanto,
os dados apontam para a necessidade de criação de um jornal voltado para o público interno,
uma vez que, a comunicação organizacional se mostra essencial no ambiente pesquisado.
Descrição:
FREIRE, E. C. S. Comunicação organizacional: uma análise da comunicação
interna nas unidades do SESC Campina Grande/PB. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012.