Resumo:
A valorização da boa aparência, através dos padrões estereotipados pela mídia
e indústria da beleza, ganhou maior evidência na sociedade contemporânea.
Diariamente, somos bombardeados por discursos e imagens, cuja função é
despertar nos indivíduos o interesse na busca pelo corpo perfeito. A intensa
divulgação dada pelos meios de comunicação, principalmente pelas revistas
femininas, constitui-se em práticas que abordam a cultura do narcisismo e
estímulo ao consumismo desenfreado. O estudo apresenta a revista Nova
como uma incentivadora do culto ao corpo. Com o objetivo de avaliar de que
forma esse incentivo é posto na publicação, abordamos aspectos gerais sobre
a cultura do narcisismo e identidade feminina. A metodologia aplicada no
presente trabalho foi a Análise de Conteúdo, baseado nas inferências de seis
edições de Nova escolhidas para a pesquisa. Os conteúdos impressos que
foram analisados na revista apontam que ela mantém seus leitores sob certas
relações de poder que os persuadem a produzir valores, induzir ao consumo e
estabelecer condutas e modos de ser. Por meio dessa pesquisa, se percebeu o
quanto os conteúdos da revista Nova levam seus leitores a produzir novas
identidades.
Descrição:
PEREIRA, R. R. Culto ao corpo e mídia: a revista feminina Nova como incentivadora da cultura do narcisismo. 2010. 114f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.