Resumo:
Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir acerca das práticas pedagógicas na intervenção do Estágio Supervisionado IV, como instrumento de contribuição pedagógico para a formação do profissional de Educação Física no campo da licenciatura a partir do projeto do Programa Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer do Departamento de Educação Física da UEPB. No decorrer do trabalho vem à tona a temática a respeito da errônea concepção de que o estágio é a parte prática do curso e as aulas que foram assistidas em sala representam a parte teórica. Chegando à conclusão que o estágio é mais uma parte de um todo que representa a vivência profissional em si. No Estágio Supervisionado IV foram ministradas aulas de futsal com o alvo na educação escolar básica. As aulas foram aplicadas com o protagonismo no valor ao trabalho coletivo, lúdico, utilizando jogos recreativos e pré-desportivos. Ocorreu uma adaptação do futsal como esporte ao futsal escolar e familiarização a prática com o fim de desenvolver capacidades cognitivas, psicomotoras, percepção, tomada de decisão, antecipação, autonomia e trabalho coletivo.
Descrição:
RODRIGUES, H. da S. Uma contribuição pedagógica para a formação profissional. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.