Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo analisar como o sensacionalismo se faz presente na
produção midiática, a partir de um estudo feito na revista semanal Veja, onde
analisamos como a publicação tratou numa sequencia de quatro capas, o Caso Isabella
Nardoni. Nosso objetivo é identificar se houve a presença do chamado sensacionalismo
gráfico, numa tentativa de espetacularizar a notícia. Analisamos, também, a forma como
Veja se utilizou dos elementos semióticos. O método utilizado neste trabalho foi o
descritivo, para tanto fizemos uso de fontes bibliográficas e documentais, utilizamos
também como parte de nossa metodologia a análise semiótica da imagem. A pesquisa
aponta que houve indícios de espetacularização da notícia por parte de Veja, no
tratamento dado pela revista ao Caso Isabella Nardoni dentro de suas capas.
Descrição:
COSTA, A. R. V. A espetacularização da notícia: o caso Isabella Nardoni nas capas da revista Veja. 2010. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010.