UEPB - Repositório Digital

História em quadrinhos digital: Uma proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem da Matemática escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Nahara Morais
dc.date.accessioned 2019-03-14T17:05:20Z
dc.date.available 2019-03-14T17:05:20Z
dc.date.issued 2018-12-10
dc.identifier.other CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18551
dc.description LEITE, N. M. História em quadrinhos digital: Uma proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem da Matemática escolar. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de pesquisa investigou o uso de História em Quadrinhos Digital (HQD) como proposta metodológica nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática. Desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa, foi fruto do projeto de pesquisa PIBIC/CNPq/UEPB. Visões e roteiros de professores de Matemática em formação e construções de HQDs de alunos do Ensino Fundamental II foram investigados e discutidos em nossa pesquisa. Com isso, apresentamos o minicurso realizado no III ENECT a professores de Matemática em formação, que objetivou explorar possibilidades metodológicas com o uso de HQDs no processo de ensino. Também apresentamos a aplicação de uma proposta didática com a construção de HQDs, realizada entre agosto e outubro de 2018, a alunos do 9º ano A do Ensino Fundamental da Escola Cidadã Integral Monte Carmelo. Utilizamos observação, questionário, fotografias e notas de campo como instrumentos de pesquisa. Apresentamos as duas investigações de forma sequencial. Baseamo-nos teoricamente na Arte Sequencial de Eisner e na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Mayer. As perguntas que nortearam nossa pesquisa foram: Qual a relevância de HQDs como proposta metodológica no processo de ensino da Matemática? e A construção de HQDs pode melhorar a aprendizagem dos alunos nas aulas de Matemática?. A partir de nossos resultados, podemos afirmar que o uso de HQDs é uma proposta metodológica importante para o ensino da Matemática a partir das visões dos professores em formação e que a experiência de construções de HQDs pelos alunos foi bem aceita e promoveu uma melhor aprendizagem matemática. Esperamos que muitos outros pesquisadores, professores, gestores e educadores matemáticos venham a utilizar HQDs nos processos de ensino e de aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Abigail Fregni Lins pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject História em Quadrinhos pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.title História em quadrinhos digital: Uma proposta metodológica para o ensino e a aprendizagem da Matemática escolar pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta