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Tendo a Educomunicação como área norteadora, o presente trabalho, vinculado ao tipo de
pesquisa-ação, surge da necessidade de se investigar a dialética entre novas tecnologias,
comunicação e educação, bem como de proporcionar ao aluno do ensino médio o acesso à
produção jornalística realizada no ciberespaço, fazendo com que este se mantenha informado
a partir dos recursos interativos disponibilizados pela Web. Uma das inquietações da pesquisa
se configurou na possibilidade de estimular os alunos participantes a fazerem do espaço
digital um ambiente de busca de informação e não apenas um ambiente de entretenimento.
Assim, representa uma das questões-problema: Como pensar, dentro de uma proposta
educomunicativa, em alternativas de ensino que contemplem o conteúdo do jornalismo digital
como uma fonte de pesquisa para a sociedade contemporânea? Dentre os objetivos,
destacamos: formar sujeitos críticos a partir de leituras de textos jornalísticos de editorias
políticas veiculados pelo jornalismo digital (jornalismo on line e webjornalismo), estimular a
produção escrita dos gêneros notícia e reportagem, identificar as práticas sociais de linguagem
digital destes alunos e oportunizar a criação do blog JORNALISMO.COM para postagem de
textos produzidos pelos alunos. A pesquisa teve contribuições teóricas de autores como
Bakhtin (2009), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Melo e Tosta (2008), Moran (1993) e
Ferrari (2009). A geração de dados ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2010,
período em que o Brasil vivenciava mais uma campanha eleitoral, e envolveu 15 alunos das
duas primeiras séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio
Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados nos permitem
afirmar que os alunos participantes, sujeitos escolares, assumiram práticas de leituras na Web
diversas, que versaram do entretenimento (maioria dos alunos participantes) à busca de
informação para pesquisas de natureza escolar. Através de comentários escritos no blog, os
alunos se posicionaram criticamente diante das leituras sugeridas de textos de editoria
política, o que ratifica a importância de atividades pedagógicas que contemplem a interrelação
existente entre Comunicação Educação Língua Sociedade. Concluímos que o
fomento à construção do pensamento crítico, complexo e transdisciplinar diz respeito à
necessidade de educadores e comunicadores se engajarem em práticas cada vez mais
educomunicativas, dando voz aos aprendizes, (in)formando-os a partir de ações linguageiras
transcendentais e colaborativas. Endereço eletrônico do Blog JORNALISMO.COM:
http://jornalismopontocom.blogspot.com/. |
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