UEPB - Repositório Digital

Jornalismo digital na escola: narrativas de uma prática educomunicativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Xavier, Manassés Morais
dc.date.accessioned 2013-09-16T14:43:11Z
dc.date.available 2013-09-16T14:43:11Z
dc.date.issued 2013-09-16
dc.identifier.other CDD 070.44
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1864
dc.description XAVIER, M. M. Jornalismo digital na escola: narrativas de uma prática educomunicativa. 2011. 289f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011. pt_BR
dc.description.abstract Tendo a Educomunicação como área norteadora, o presente trabalho, vinculado ao tipo de pesquisa-ação, surge da necessidade de se investigar a dialética entre novas tecnologias, comunicação e educação, bem como de proporcionar ao aluno do ensino médio o acesso à produção jornalística realizada no ciberespaço, fazendo com que este se mantenha informado a partir dos recursos interativos disponibilizados pela Web. Uma das inquietações da pesquisa se configurou na possibilidade de estimular os alunos participantes a fazerem do espaço digital um ambiente de busca de informação e não apenas um ambiente de entretenimento. Assim, representa uma das questões-problema: Como pensar, dentro de uma proposta educomunicativa, em alternativas de ensino que contemplem o conteúdo do jornalismo digital como uma fonte de pesquisa para a sociedade contemporânea? Dentre os objetivos, destacamos: formar sujeitos críticos a partir de leituras de textos jornalísticos de editorias políticas veiculados pelo jornalismo digital (jornalismo on line e webjornalismo), estimular a produção escrita dos gêneros notícia e reportagem, identificar as práticas sociais de linguagem digital destes alunos e oportunizar a criação do blog JORNALISMO.COM para postagem de textos produzidos pelos alunos. A pesquisa teve contribuições teóricas de autores como Bakhtin (2009), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Melo e Tosta (2008), Moran (1993) e Ferrari (2009). A geração de dados ocorreu entre os meses de setembro e outubro de 2010, período em que o Brasil vivenciava mais uma campanha eleitoral, e envolveu 15 alunos das duas primeiras séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados nos permitem afirmar que os alunos participantes, sujeitos escolares, assumiram práticas de leituras na Web diversas, que versaram do entretenimento (maioria dos alunos participantes) à busca de informação para pesquisas de natureza escolar. Através de comentários escritos no blog, os alunos se posicionaram criticamente diante das leituras sugeridas de textos de editoria política, o que ratifica a importância de atividades pedagógicas que contemplem a interrelação existente entre Comunicação Educação Língua Sociedade. Concluímos que o fomento à construção do pensamento crítico, complexo e transdisciplinar diz respeito à necessidade de educadores e comunicadores se engajarem em práticas cada vez mais educomunicativas, dando voz aos aprendizes, (in)formando-os a partir de ações linguageiras transcendentais e colaborativas. Endereço eletrônico do Blog JORNALISMO.COM: http://jornalismopontocom.blogspot.com/. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Robéria Nádia Araújo Nascimento pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educomunicação pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.title Jornalismo digital na escola: narrativas de uma prática educomunicativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta