Resumo:
Qualquer mudança na economia afeta diretamente as finanças pessoais, o que exige um autocontrole face ao foco do Marketing que é justamente impulsionar às compras acarretando em endividamento excessivo. Preocupado com a educação financeira dos brasileiros, o País conta com a Estratégia de Educação Financeira (ENEF), criada através de Decreto Federal 7.397/2010, com a finalidade de promovera educação financeira e previdenciária, contribuindo para o fortalecimento da cidadania, consumidores mais conscientes e um sistema financeiro mais eficiente e sólido. A partir do conhecimento financeiro, o indivíduo fará escolhas de forma consciente priorizando o bem-estar, para isso, há a necessidade do planejamento financeiro onde é fundamental utilização do orçamento, seu principal instrumento. Caso seja mal elaborado, o indivíduo fica sem orientação e sem saber aonde quer chegar, se faz imprescindível a disciplina para conseguir potencializar o dinheiro usando a mesma quantidade da melhor maneira e sem desperdício. Existem ferramentas que auxiliam no controle orçamentário, mas tudo parte da boa e rigorosa disciplina de controlar os gastos. Com o objetivo principal de verificar como os alunos do período noturno dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Campus I da UEPB realizam o planejamento financeiro, foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva e de levantamento utilizando de questionário. Após análise dos resultados identificou-se que maior parte dos alunos se planejam financeiramente utilizando Excel, o restante se divide entre as anotações e aplicativos. Entretanto o conceito de planejamento financeiro não está bem definindo entre os respondentes, com entendimento que serve apenas para reduzir gastos.
Descrição:
SANTOS, J. B. dos. Estudo sobre o planejamento financeiro dos alunos do período noturno dos cursos de administração e ciências contábeis da UEPB - Campus I. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo]