Resumo:
A presente pesquisa, de cunho teórico, fundamenta-se na análise do nível de
persuasão exercida pela Indústria Cultural, através dos veículos de
comunicação, especialmente a televisão, no que tange à utilização das
campanhas publicitárias que podem gerar práticas consumistas. Em uma
época na qual o consumo se contrapõe à cultura é relevante examinar as
influências propostas pela mídia. Nesse sentido, este estudo apresenta
reflexões sobre a Indústria Cultural, o poder persuasivo da mídia e a
contribuição da educação na perspectiva de formar consciências críticas para a
compreensão dessa realidade. Os resultados indicam que a ação educativa
torna-se relevante no processo de conscientização e deve se iniciar cada vez
mais cedo, de modo a formar indivíduos mais preparados para o consumo,
capazes de entender as estratégias da Indústria Cultural.
Descrição:
PEREIRA, I. D. A influência da indústria cultural no consumo infantil. 2011. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011.