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Mix de marketing: estudo na percepção dos clientes externos da comercial Gerdau - Unidade Campina Grande / PB

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dc.contributor.author Meira, Laio Kennedy Araújo
dc.date.accessioned 2019-03-18T20:02:22Z
dc.date.available 2019-03-18T20:02:22Z
dc.date.issued 2018-11-28
dc.identifier.other CDD 658.834
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18673
dc.description MEIRA, L. K. A. Mix de marketing: estudo na percepção dos clientes externos da comercial Gerdau - Unidade Campina Grande / PB. 2018. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2018. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Entende-se que o principal propósito do marketing é satisfazer as necessidades e desejos do seu público-alvo, para criar trocas que atendam aos objetivos de satisfação, de necessidades e a realização de desejos individuais e organizacionais. Para tanto, faz-se necessário à utilização de estratégias, que poderão ser implantadas através da adoção do mix de marketing que é um conjunto de ferramentas que trabalham juntas para influenciar o cliente a adquirir determinado produto/serviço e consequentemente permite que a organização atinja seus objetivos no mercado- alvo. Tais ferramentas são conhecida como os 4Ps: produto, preço, praça e promoção. Assim, o presente trabalho teve como objetivo conhecer a percepção dos clientes externos com relação ao mix de marketing da Comercial Gerdau – Unidade Campina Grande – PB. Para alcançar o objetivo foram utilizadas pesquisas exploratória, descritiva, de campo, bibliográfica e estudo de caso; com uma abordagem quantitativa. O instrumento de pesquisa foi um questionário, composto inicialmente por seis variáveis: Gênero, Faixa etária, Estado civil, Escolaridade, Frequência de compra e Área de atuação, referentes ao perfil dos clientes; posteriormente, adotou-se o mix de, formulando 20 (vinte) assertivas, sendo 05 (cinco) para cada dimensão. Para mensuração dos dados utilizou-se o modelo da escala Likert adaptada para três categorias: concordância, neutralidade e discordância. Em um universo de 300 clientes/mês, foi escolhida uma amostra de 30 clientes, o equivalente a 10,0% do universo. Nos resultados pode-se verificar que apenas a dimensão produto obteve um alto índice de concordância; quanto à dimensão praça, quase metade, optou por concordância; na dimensão preço, metade dos respondentes manteve-se neutra; bem como na dimensão promoção, quase metade, também se manteve na neutralidade. Logo, a empresa, para melhorar a satisfação dos seus clientes externos deverá investir nas três dimensões: praça, preço e promoção. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.publisher Universidade Estadual da Paraíba- UEPB pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Mix de marketing pt_BR
dc.subject Comercial Gerdau pt_BR
dc.subject Mercado pt_BR
dc.title Mix de marketing: estudo na percepção dos clientes externos da comercial Gerdau - Unidade Campina Grande / PB pt_BR
dc.type Article pt_BR


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