dc.description.abstract |
Consumo colaborativo ou economia compartilhada são tendências relativamente recentes e se mostram como um caminho sem volta em todo o mundo. O modelo de consumo ao qual acostumou-se – baseado na posse, hoje se revela insustentável. Aumenta-se em todos os mercados do mundo, o movimento de pessoas se dando conta de que a possibilidade de trocar a posse pelo acesso é uma ótima alternativa. A palavra de ordem agora é acesso – depara-se cada vez mais com modelos de negócios movidos por essa ideia. Portanto, o objetivo deste estudo é compreender o comportamento do consumidor que utiliza Coworking na cidade de Campina Grande – PB. A pesquisa ficou caracterizada como sendo do tipo descritiva e exploratória e sua natureza quantitativa e qualitativa. A escolha do objeto de estudo aconteceu através de estudo por amostragem, sendo do tipo não probabilística. A coleta de dados, aconteceu por meio de aplicação de questionários, sendo divididos em perfil do consumidor e comportamento do consumidor. Segundo os resultados obtidos, constatou-se que a principal motivação do consumidor local para utilização do Coworking foi a redução de custos e aspectos ligados à sua estrutura física – diferindo assim da ideia na qual o negócio foi criado. Dessa forma, percebeu-se que a ideia do Coworking como um espaço de compartilhamento e colaboração, ainda não está difundida nas opiniões dos consumidores locais. Necessitando-se de pesquisas futuras que venham preencher essa lacuna existente e acompanhar a evolução desses modelos de negócio na cidade, assim como, ações mercadológicas em conjunto – por partes dos proprietários, a fim de, beneficiar e robustecer a rede do compartilhamento de espaços compartilhados na cidade. |
pt_BR |