dc.description.abstract |
O presente trabalho compõe-se da análise das falas do personagem Menocchio, na
obra O queijo e os vermes, do historiador Carlo Ginzburg (2006), à luz de um dos
conceitos bakhtiniano, o dialogismo. O objetivo geral desse trabalho é verificar a
influência que as vozes sociais tiveram para constituir o discurso religioso e
heterodoxo do personagem Menocchio, levando, tal personagem, a confrontar as
ideias ortodoxa da Igreja Católica. Os objetivos específicos são: (1) Entender, a luz do
dialogismo, as “polêmicas clara” e “velada” na voz do personagem Menocchio; (2)
discutir como a cultura popular (final só século XVI) pôde contribuir para a construção
do discurso do personagem. Para tanto, o método utilizado fundamenta-se na revisão
bibliográfica sobre dialogismo, no recorte das falas do personagem principal, fazendo
uma análise dialógica de fatos analisados na obra. Procuramos entender como a
micro-história ajuda a analisar fatos que passam desapercebidos na História e como
as vozes sócias perpassam no discurso do personagem principal. De que maneira o
discurso religioso de Menocchio, na obra “O queijo e os vermes”, foi se constituindo
em oposição ao discurso ortodoxo da Igreja? Esta foi a questão norteadora da nossa
pesquisa, uma vez que defendemos que o contato com pessoas mais instruídas e
com os livros, possibilitou, ao personagem Menocchio, a construção do seu discurso
religioso em oposição ao discurso da Igreja Católica. Para tanto, utilizamos, em
especial, autores como Fiorin (2017), Bakhtin (2006), Brait (1994), Burke (2010) e
Ginzburg (2006). |
pt_BR |